Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.2 25
Brasil
Rogério Franzini
Rogério Franzini
04 de Janeiro de 2012 5855
Avaliação Geral
 
3.8
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Esta Wensky Red Weizen é uma cerveja do estilo German Weizen (cerveja de trigo alemã), este surgido no sul da Alemanha. Caracteriza-se por ser de alta fermentação, com turbidez variável (a depender de passar por filtração) e boa refrescância. O conjunto se apresenta equilibrado, com baixo amargor de lúpulo e pela presença de perfil maltado. Aliás, a lei de pureza alemã estabelece o mínimo de 50% de malte de trigo, mas há exemplares com mais de 70%. O olfato e paladar apreendem sensações de frutas e especiarias, notadamente banana e cravo, decorrentes do fermento utilizado. Apresentam-se bastante carbonatadas, com corpo leve e não se prestam à guarda pelo que devem ser consumidas frescas..

É produzida pela Cervejaria Wensky Beer que, na expressão criada pelo compositor João Lopes, é "Bicho do Paraná" assim como este simplório apreciador. Foi fundada em 2008 na cidade de Araucária/PR por Luciano Wengrzinski - descendente de poloneses. Desde criança acompanhou os pais no fabrico das cervejas, pois era uma tradição familiar que vinha dos avós vindos da Polônia. Aliás, no passado a região de Curitiba recebeu muitos imigrantes daquele país. Seguindo padrões alemães de pureza e fabricação a cervejaria produz cervejas especiais de extrema qualidade dentre as quais a Vienna Lager (cerveja revelação do ano de 2012), a Drewna Piwa (Drewna - madeira, Piwa - Cerveja), premiada em 2012 com medalha de Ouro no Brasil e Medalha de Prata na América do Sul pela South Beer Cup. No portfólio ainda figuram a Baltic Porter, a Saci, a Curupira, a Lobisomem, a Pilsen, a Munich Dunkel, a Chopin e outras.

Lote 29 - validade 10/2014. A garrafa é de 600 ml, cor marrom clássico, tampa preta, e o rótulo atual (diferente em relação ao primeiro) se apresenta nas cores vermelho e dourado. Em destaque se vislumbra o nome da cervejaria, a expressão 'To Jest Piwo' (Isto é Cerveja), ramos de cevada, gravuras de um alce, de bananas, pera e cravo, além de uma plantação de pinheiros. No contra-rótulo menção aos ingredientes, temperatura de serviço (3 - 5º C), impressões sensoriais etc.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração alaranjada, opaco, com turbidez mediana (sedimentos no fundo da garrafa/em suspensão), que apresentou espuma de cor branca de belíssima formação, boa consistência e densidade e de persistência destacada. Desenhou algumas marcas pelo vidro e manteve um fino tampão sobre o líquido durante a degustação. Perlage (bolhas) perceptível.

O aroma se revelou bem aromático e dentro do esperado para o estilo, com notas de malte caramelo, malte de trigo, ésteres frutados de banana e pera, além de especiarias (cravo), levedura e um sutil lúpulo com percepção floral. O álcool é discreto.

No paladar o líquido se mostra aveludado e com perfil maltado. As impressões olfativas são realçadas e se percebem sugestões mais marcantes de caramelo, mel, pão, trigo, fermento, banana, pera e cravo realçado. O amargor se apresenta discreto (IBU 11) com perfil floral. O final é levemente amargo e seco e o retrogosto traz sensação de cravo persistente. O álcool de ABV 5,5% se apresenta acanhado e favorece a vontade de seguir bebendo outros goles. O corpo é médio-baixo e a carbonatação é média. A palatabilidade (drinkability) é ótima, bebe-se fácil.

Degustação prazerosa, proporcionada por um conjunto harmonioso e refrescante e bem representativo do estilo.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
08/Junho/2014
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Armazém da Serra (Mercado Municipal em Curitiba/PR).
Preço
R$ 15,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se