Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.2 6
Brasil
Odimi Toge
Odimi Toge
23 de Julho de 2014 4431
(Atualizado: 24 de Julho de 2014)
Avaliação Geral
 
4.1
Aroma
 
9/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
É na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, que o 'homebrewer' Marlos Monçores vem executando bem-sucedidas brassagens à frente de sua cervejaria caseira, a "4Graus". Marlos, que é membro da "Acerva Carioca", chegou a conquistar o primeiro lugar na categoria estilo livre durante o "2º Festival Carioca de Cerveja Artesanal" realizado pela "Acerva" no final de 2013. Chamada de "Black Anthrax", a receita campeã é uma potente 'Imperial Stout' com adição gradativa de rapadura e melaço durante os primeiros dias de fermentação, alcançando assim 17% de álcool. Com 94 IBUs, o amargor é reforçado pela técnica de “dry-coffeeing” feita com café mineiro 100% arábica. Para terminar, a cerveja recebeu ainda cubos de carvalho e extrato caseiro de baunilha em favas durante a maturação.

A unidade degustada foi presenteada pelo próprio autor da receita num encontro que tivemos durante o evento "A Pint with the Queen" realizado em São Paulo, capital. Bastante criativo, o cervejeiro trouxe consigo várias amostras cuidadosamente envasadas em pequenos frascos de xarope com tampinha de rosquear. Uma ideia genial!

Líquido negro como piche, completamente refratário à qualquer passagem de luz. Totalmente sem gás, não forma espuma alguma assemelhando-se bastante a um espesso licor.

De intensidade e complexidade notáveis, o aroma traz uma profusão de referências que abarcam malte torrado, cinzas, madeira tostada, baunilha, canela, chocolate, menta e sobretudo café. A presença de álcool é marcante, remetendo à licor, porém bem posicionada no contexto. Magnífico!

Na boca tem corpo relativamente leve com assertiva sensação alcoólica. O sabor é predominantemente adocicado trazendo malte torrado e melaço em notas incisivas de café e chocolate. Nuances de cinzas, madeira, menta e baunilha pontuam toda a degustação. O final moderadamente amargo ecoa todos os atributos anteriores acrescidos de uma leve acidez. Chocolate, café e muita baunilha perfazem o retrogosto longo e alcoólico. Apesar de toda a potência, a 'drinkability' é surpreendentemente alta o que a torna uma bebida que inspira cuidados. Como um doce veneno, qualquer excesso pode ser fatal.

Cerveja extremamente cromática, multifacetada e cheia de informação, mas que se tivesse um pouco de gás seria ainda melhor. Parabéns ao cervejeiro Marlos Monçores pela criatividade e ousadia aplicadas na receita. Longa vida à "4Graus"!




Detalhes

Degustada em
23/Julho/2014
Envasamento
Volume em ml
50 ml
Preço
Presente
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se