Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

2.7 3
image.jpg
Brasil
Felipe Jordani Andrade
Felipe Jordani Andrade
30 de Junho de 2013 3624
Avaliação Geral
 
2.7
Aroma
 
6/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
10/20
Sensação
 
2/5
Conjunto
 
5/10
Bom, essa Opera Opus é a Weissbier (German Weizen) da Cervejaria Opera de Araraquara. A cerveja em si possui um visual muito límpido e efervescente, com uma coloração dourada (amarelo-ouro), sutilmente opaca. Baixíssima translucidez mas isenta de sedimentos. Formou uma quantidade descomunal de espuma clara, fofa e disforme com bolhas bem relevantes. Permanência bem duradoura assentando o creme de forma demorada. Deixa pouco off-flavor aderido às laterais.

Aroma muito típico, com intensos cereal/trigo e citricidade (laranja e limão). Notas triviais como malte leve, pão, mel de laranjeira, maçã, abacaxi e pêras. Leve banana com intenso fenólico de cravo. Que beleza de lúpulos florais. Também ocorre sensível presença de fermento, sem prejudicar. Conjunto até que bem redondo, ácido e fenólico, mas sem off-flavors tão distoantes. Ocorre um pouco de oxidação e DMS mas sem denegrir tão profundamente. Buquê muito interessante, honesto.

Paladar bem frutado e cítrico, bastante ácido e rústico/selvagem. Leve doçura caramelizada (dos maltes) de fundo. O que realmente chama a atenção e destoa são as frutas ácidas, como limão, laranja, abacaxi e maçã verde. Fundinho de uvas verdes também. Bela presença fenólica, mas falta equilíbrio. O conjunto é contundente, chegando a ser enjoativo. Novamente, poucos off-flavors (DMS e oxidação). Retrogosto hora ácido, hora adstringente, pouco definido, com permanência de frutas cítricas e leves malte, pão branco e cereal/trigo. Falta banana. Falta uma fruta menos ácida. Cerveja de corpo leve, entre o aguado e o sedoso. Carbonatação bastante alta, crocante e refrescante. Álcool na medida, pouco notável. É uma cerveja muito leve, pouco encorpada e ferozmente ácida, portanto não vai se dar bem com paladares menos preparados, menos acostumados a sensações mais rústicas.

Essa Opus é uma German Weizen um tanto quanto fora do ponto. Sua acidez (e a falta de banana) chega a tal ponto que ela se assemelha mais à escola belga selvagem do que ao tradicionalismo de uma Reinheitsgebot alemã. Cerveja distoante. Mas creio que seja uma questão meramente de ajuste de receita já que a Cervejaria Opera ainda engatinha. Tentarei novamente no futuro, mas sem grandes expectativas.

Detalhes

Degustada em
21/Novembro/2014
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se