Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.3 80
Brasil
Alan Cólen
Alan Cólen
03 de Janeiro de 2013 12205
(Atualizado: 10 de Dezembro de 2014)
Avaliação Geral
 
4.4
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
Antes de avaliar esta cerveja, fui procurar o que seria Cumaru. Achei que a média da nota da cerveja está ruim quando comparada a uma IPA nacional comum de uma boa cervejaria. Acontece que esta cerveja é muito mais que uma simples IPA apreciada pelos lupulomaníacos modinha, essa cerveja traz história, traz o Brasil para nossos sentidos. Desculpem, mas não concordei com a nota ruim da maioria.

- APARÊNCIA: âmbar límpida, creme bege claro aveludado com menos de um dedo de altura e muito perene. Bonito belgian lace.

- AROMA: diferente de todas as IPAs, ou cervejas que eu já provei, ela tem um herbal terroso amadeirado fantástico e que predomina. Adocicado, baunilha, herbal, frutado cítrico, nada do malte. Pareceu muito com o aroma de uma fruta que aqui no Sul de Minas chamam de jatobá. Fantástico.

- SABOR: acompanha o aroma, mas traz muito mais. Tem um herbal de casca de árvore e especiarias magnífico que perdura no paladar, no retrogosto de maneira amarga e até meio como se fosse um remédio feito com cascas de árvore por índios. Amargor intenso, dulçor leve e acidez média.

- SENSAÇÃO NA BOCA: média carbonatação, corpo médio leve e cremoso. Residual amargo duradouro como dipirona. Mas não é ruim.

- CONJUNTO: fantástica. É uma cerveja que fará um imenso sucesso fora do Brasil com certeza e terá notas maiores em sites gringos.

***Acabei de entrar num site americano bem conhecido. Os gringos dão notas entre 3.3 e 3.9; já os brasileiros tem dado 2.2, 2.0! Se é uma IPA americana chinfrim, caboclinho dá 4.9! LAMENTÁVEL.

Detalhes

Degustada em
10/Dezembro/2014
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
Presente do Elder (On Trade)
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 2 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se