Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.3 4
Brasil
Odimi Toge
Odimi Toge
08 de Janeiro de 2015 2816
(Atualizado: 09 de Janeiro de 2015)
Avaliação Geral
 
3.8
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
A "Triple Trouble" é uma cerveja colaborativa produzida sob encomenda pelos empórios "Santa Fé", "Toscana" e "Sr. Lúpulo", localizados respectivamente nos municípios paulistas de Sertãozinho, Ribeirão Preto e Franca. Sob a alcunha de "The Wheat" Brothers", o trio de empórios resolveu unir forças e lançar um rótulo exclusivo para celebrar o aniversário de cada uma das casas. A receita foi desenvolvida pela cervejaria "Guilda GIV" de Barretos (SP) e sua execução se deu na fábrica da cervejaria "Invicta", em Ribeirão Preto.

O resultado da empreitada é uma "Wheatwine" (espécie de "Barleywine" de trigo) maturada com chips de carvalho previamente embebidos em cachaça. Entre os ingredientes constam malte pilsen, malte de trigo claro, malte de trigo escuro, malte caraaroma e açúcar mascavo. Com amargor de 75 IBU, ela leve lúpulos dos tipos "Fuggles", "Herkules" e "East Kent Goldings".

*Apenas a título de curiosidade: o rótulo aparenta ter encontrado algum entrave burocrático no que tange seu registro no MAPA (Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento), fato que tem impedido sua comercialização formal.

Líquido translúcido, levemente turvo, cor de ferrugem. Seu colarinho exibe curta formação e baixa retenção.

Fortíssimo aroma de madeira velha e úmida domina o olfato ofuscando subsequentes traços de malte tostado/caramelizado que o acompanham. Tímidas notas de cereja em calda esforçam-se para brilhar, mas sucumbem sob a força do álcool que surge em nuances de cachaça. Algo que remete à tibórnia de cana incomoda um pouco.

Encorpada e licorosa, traz ao palato sutil dulçor de caramelo entremeado por suave acidez, muito amadeirado e amargor de caráter resinoso. Passado o impacto inicial, o paladar vai se abrindo permitindo sentir ainda toques frutados de malte e lúpulo. Sugestões de cereja e amora acompanham toques cítricos que lembram sumo de casca de laranja com uma pitada de damasco seco. A 'drinkability' é lenta com algumas arestas de álcool sobrando aqui e ali. Final quente - um tanto picante - amadeirado, amargo e resinoso. Retrogosto persistente, tostado e lupulado, com certa adstringência. Uma verdadeira porrada!

Cerveja intensa, descaradamente desequilibrada, mas que mantém um certo charme em seu (des)conjunto. Claro que também é preciso considerar seu potencial de guarda. Creio que depois de um tempo ela acabe "arrendondando" dentro da garrafa.

Degustação válida e recomendada para os já "iniciados".

Detalhes

Degustada em
08/Janeiro/2015
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Doctor Beer, Marília - SP
Preço
R$ 18,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se