Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.3 64
Brasil
Ricardo Trevisam
Ricardo Trevisam
18 de Janeiro de 2015 9372
(Atualizado: 10 de Fevereiro de 2015)
Avaliação Geral
 
3.3
Aroma
 
7/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
13/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
7/10
A cervejaria "Sudbrack", localizada em Blumenau (SC), foi uma das pioneiras na cena artesanal brasileira. Inaugurada em 2002, ela teve êxito ao tornar acessível para o grande público um variado número de estilos por preços camaradas. Comprada pela "Schincariol" em 2008, acabou sendo absorvida anos mais tarde ao mega grupo japonês "Kirin", atual detentora da marca.

Como tudo no mercado de consumo, o meio cervejeiro artesanal brasileiro é cheio de "modas"; e uma das atuais tendências neste cenário tem sido o estilo "Saison" (ou "Farmhouse Ale").

De origem belga, as "Saisons" costumam ser relativamente refrescantes ao combinar sabores ligeiramente ácidos a diversas especiarias. Apostando nessa nova onda, a "Brasil Kirin" resolveu por no mercado a "Eisenbahn Saison": uma cerveja voltada para o verão brasileiro produzida em edição limitada entre os meses de dezembro de 2014 e abril de 2015.

Sua composição envolve o uso de extrato de pimenta rosa (na verdade um fruto da aroeira, "Schinus terebinthifolius") com polpas de framboesa, morango e amora (frutas vermelhas).

Líquido amarelo ouro, mezzo alaranjado, uma pouco enevoado. Tal qual um espumante, exibe média formação de bolhas brancas e fervilhantes de baixíssima duração.

Boa presença de malte e fermento precede marcante toque de frutas ácidas e especiarias. Leve sugestão de pão acompanha notas de framboesa, pitanga, além de algo bem diferente que suponho ser pimenta rosa.

Na boca revela baixo corpo de carbonatação intensa. Malte e levedura imprimem suave gosto de pão, imediatamente salpicado por ligeira acidez típica de frutas como morango verde, framboesa e pitanga. Um estranho elemento perpassa toda a experiência gustativa (provavelmente a pimenta rosa) saturando o paladar além da conta. Final seco, levemente azedo e condimentado. Apesar de relativamente refrescante, a 'drinkability' não é estratosférica. O resultado é uma espécie de "Saison" exótica, quase enjoativa, que diverge bastante do perfil clássico belga.

Sabe aquele tipo de cerveja boa, que vale a degustação, mas não dá vontade de repetir tão cedo? Então, esta é a Eisenbahn Saison.

Detalhes

Degustada em
09/Fevereiro/2015
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Tauste, Marília - SP
Preço
R$ 13,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 2 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se