Aroma inicial de malte, toffee e melaço, notas de frutas escuras (principalmente ameixas) e notas amadeiradas da amburana. Há também algum alcool perceptível.
A aparência é marrom-avermelhada com highlights rubis quando olhada contra luz. Translucida, tendendo para a turbidez. Forma espuma cor de creme que persiste por pouco tempo, reduzindo-se então para uma fina camada de superfície.
O sabor é focado em maltes com a complementação da madeira. As notas principais são de toffee, caramelo queimado e alguns toques de chocolate no final. A madeira aparece do meio para o final do gole com uma pegada seca e aromática que contrabalanceia o malte. Amargor de medio a baixo. O aftertaste tem notas de madeira predominando.
Corpo medio e carbonatação alta. Leve sensação de calor ao engolir. Drinkability mediano.
Essa é uma ótima cerveja por si só e sem duvida uma das que deu o pontapé inicial no quesito maturação em barris no país. Curiosamente, lembra bastante a Old Ale Madera da cervejaria caseira Brix, cerveja esta que eu ja tomei muito.
Uma crítica que faço, não a cerveja em si mas a idéia geral, é a de que cervejas amadeiradas tendem (na minha opinião) a funcionar melhor com estilos de corpo mais alto. Apesar dos 8.4% de alcool eu ainda acho que o corpo da Amburana Lager deveria ser mais alto, o liquido mais viscoso e com mais malte e talvez um pouco mais de dulçor residual.
Em todo o caso, parabéns pela iniciativa da Way!