Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.6 11
Dinamarca
Odimi Toge
Odimi Toge
02 de Junho de 2016 1373
(Atualizado: 04 de Junho de 2016)
Avaliação Geral
 
3.8
Aroma
 
8/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
A"To Øl" (que em dinamarquês significa "duas cervejas") é uma cervejaria de conceito "cigano" surgida em 2010 na capital dinamarquesa, Copenhague.

Seus fundadores, Tore Gynther e Tobias Jensen, começaram a fazer cerveja caseira em 2005 quando ainda eram estudantes. Curiosamente, tinham como professor de ciências Mikkel Borg Bjergsø (sim, ele mesmo!) quem mais tarde fundaria a cervejaria "Mikkeller", também "cigana". Juntos, os três conversavam no intervalo das aulas sobre sua paixão por cervejas e como poderiam criar algo mais interessante do que aquelas que dominavam o mercado nacional. Nos períodos de inatividade, o trio chegou inclusive a tomar emprestada a cozinha da escola para ensaiar suas primeiras brassagens.

Hoje a "To Øl" exporta para mais de 40 países e possui bares em Copenhague e Islândia - além de um empório em parceria com a "Mikkeller".

WEIST THE REDEEMER

O rótulo propõe uma espécie de fusão entre 'Berliner Weisse' e 'India Pale Ale'. A acidez foi obtida através da técnica de "sour mash". Neste método, cerca de 20% do volume total a ser produzido recebe a inoculação de bactérias láticas (muitas vezes oriundas da própria casca do malte cru) e permanece fermentando separadamente com dois ou três dias de antecedência. Isso gerará o ácido lático a ser adicionado ao mosto no dia da brassagem principal.

* Unidade produzida sob contrato na fábrica da "De Proefbrouwerij" em Lochristi, Bélgica.

Líquido de tons alaranjados, turvo. Na taça, mostra alta formação de espuma branca com bolhas grandes e longa permanência.

No nariz destacam-se lúpulos cítricos/frutados, remetendo a pêssego, mamão, lichia, tangerina e limão. Ao fundo, toques florais e condimentados complementam.

De corpo baixo e carbonatação pulsante, seu sabor conjuga o caráter cítrico/frutado dos lúpulos com um azedume assertivo, mas não excessivo, de ácido lático. Uma cama fina de malte, com ecos de bolacha, sustenta notas de lichia, melão, 'grapefruit', limão e mamão. Nuances minerais e amigável amargor vêm como coadjuvantes. O final seco traz elementos ácidos, lupulados, salgados e picantes. Certa sensação de sal de frutas pontua o retrogosto.

Cerveja interessantíssima. Muito refrescante!

Detalhes

Degustada em
03/Junho/2016
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Clube Wbeer
Preço
R$ 20,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 2 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se