Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.5 5
Dinamarca
Jota Fanchin Queiroz
Jota Fanchin Queiroz
27 de Novembro de 2015 2109
(Atualizado: 01 de Agosto de 2018)
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
A To Øl (que em dinamarquês significa "duas cervejas") é uma cervejaria de conceito "cigano" surgida em 2010 na capital dinamarquesa, Copenhague.

Seus fundadores, Tore Gynther e Tobias Jensen, começaram a fazer cerveja caseira em 2005 quando ainda eram estudantes. Curiosamente, tinham como professor de ciências Mikkel Borg Bjergsø (sim, ele mesmo!) quem mais tarde fundaria a cervejaria Mikkeller, também "cigana". Juntos, os três conversavam no intervalo das aulas sobre sua paixão por cervejas e como poderiam criar algo mais interessante do que aquelas que dominavam o mercado nacional. Nos períodos de inatividade, o trio chegou inclusive a tomar emprestada a cozinha da escola para ensaiar suas primeiras brassagens.

Hoje a To Øl exporta para mais de 40 países e possui bares em Copenhague e Islândia - além de um empório em parceria com a Mikkeller.

LIQUID CONFIDENTIAL SHERRY BARREL AGED IMPERIAL CHILI STOUT

*Unidade produzida sob contrato na fábrica da cervejaria De Proefbrouwerij, em Lochristi - Hijfte, Bélgica.

Versão da Liquid Confidential (Imperial Stout feita com quatro tipos de malte de cevada, açúcar mascavo, flocos de aveia, cevada torrada, lúpulo Sorachi Ace, pimentas ancho, guajillo e chipotle defumada) maturada durante quatro meses em barris de madeira previamente utilizados por vinho Jerez.

De coloração negra, forma um dedo de creme marrom de longa permanência.

O aroma se desvela em camadas que vão dos maltes escuros ao frutado, passando por madeira, condimentado, até o leve defumado. Elementos como chocolate, bala de café, uva passa, framboesa, vinho fortificado, fumo de corda e pimenta instigam o olfato. Excelente!

Na boca mostra-se robusta, com textura sedosa e carbonatação reduzida. Notas de chocolate, toffee, café e uva passa despontam nítidas entre moderado dulçor. Fumo de corda, baunilha, suave pimenta e defumado meio que costuram pelas beiradas. O álcool aquece um pouco, mas não destoa do conjunto. Um amargor razoável enxuga o final longo, amadeirado, ligeiramente picante e defumado. Ecos de chocolate, vinho fortificado e fumo ressoam no retrogosto.

Cerveja perfeita para se sorver às bicadas. Agradabilíssima.

Detalhes

Degustada em
01/Agosto/2018
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Onde comprou
Wbeer
Preço
R$ 42,80
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se