Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.2 5
Avaliação Geral
 
3.8
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
14/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
7/10
Originária de Copenhague, na Dinamarca, a Mikkeller foi provavelmente a primeira cervejaria no mundo a operar dentro do modelo "cigano". Em atividade desde 2006, foi a grande responsável por influenciar toda uma geração de cervejeiros sem fábrica a se lançarem no mercado.

BLACK 黑 BARREL AGED TEQUILA/SPEYSIDE EDITION (2016)

O rótulo traz uma versão da super potente Imperial Stout "Black" envelhecida tanto em barris de tequila quanto de whisky Single Malt da região de Speyside (na Escócia). Para isso, duas partes da cerveja maturaram de forma separada em cada um dos barris antes de serem blendadas. Entre os ingredientes da receita base estão malte de cevada, cevada torrada não maltada, açúcar mascavo, lúpulo e levedura de champagne.

* Unidade produzida sob contrato nas dependências da cervejaria De Proef, em Lochristi-Hijfte, Bélgica.
** Servida em temperatura ambiente externo, a 10º C.

Líquido castanho escuro, quase preto. Servido, forma fina camada de espuma marrom de baixa retenção.

No nariz, grata surpresa: nem parece que tem tudo isso de álcool! Agradável perfil de torrefação abraça notas de castanhas, caramelo, chocolate, ameixa seca e baunilha. Toques de whisky, leve turfa e tequila acenam de fundo.

Ao paladar mostra corpo médio-alto e suave carbonatação. Chocolate, ameixa seca, caramelo e baunilha emergem breves no centro, mas são rapidamente silenciados por um torrado forte e amargo, algo picante. Diferente do aroma, a patada alcoólica é aqui evidente. Ardência e calor são perceptíveis, porém não a ponto de descer rasgando. Um amargor intenso de caráter "queimado" enseja o final longo, seco e ligeiramente ácido. Castanha torrada, suave turfa e baunilha complementam o retrogosto.

Cerveja obviamente fora da curva - para o mal ou para o bem. Se por um lado tem aroma incrível, por outro isso não se traduz numa frequência de sabores genuinamente equilibrada. De qualquer maneira, o que se propõe aqui não é apenas cerveja, mas também uma experiência. E como tal eu afirmo: valeu muito a pena!

Detalhes

Degustada em
22/Agosto/2020
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se