Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.1 7
Dinamarca
Bruno Aquino
Bruno Aquino
17 de Janeiro de 2014 3861
(Atualizado: 12 de Maio de 2014)
Avaliação Geral
 
2.9
Aroma
 
5/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
12/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
6/10
Fundada em 1847 na capital da Dinamarca, Copenhague, a cervejaria "Carlsberg" consiste atualmente como o quarto maior grupo cervejeiro do mundo. Resultado de diversas fusões e compras de outras cervejarias, seu atual portfólio detém facilmente mais de 500 rótulos diferentes.

Tudo começou graças aos esforços de J. C. Jacobsen, na época um adulto jovem interessado em artes, ciências e filantropia. Mestre cervejeiro, aprendeu o ofício com o pai e assim que iniciou o próprio negócio resolveu batizá-lo homenageando o próprio filho - Carl Jacobsen - de apenas 5 anos de idade.

Na busca por uma cerveja mais pura, J. C. Jacobsen decidiu em 1875 instalar um laboratório especificamente dedicado a encontrar e solucionar problemas relacionados à produção. Sob o comando do fisiologista contratado, Dr. Emil Christian Hansen, o laboratório foi o primeiro no mundo a isolar uma única cepa de levedura, ideal para fermentar cervejas 'lager'. Ainda hoje utilizada pela grande maioria das cervejarias de todo o planeta quando o assunto é a fabricação de 'lagers', a levedura "Saccharomyces Carlsbergensis" traz no nome sua história.

A "Carlsberg Export " é uma versão ligeiramente mais alcoólica que Carlsberg original. Ela foi desenvolvida especialmente para ser servida no esquema "Extra Cold", ou seja, ultra gelada - uma modalidade de serviço na pressão bastante popular em alguns países europeus.

O exemplar degustado é de fabricação inglesa, proveniente da planta industrial localizada na cidade de Northampton. Adquirida numa promoção, ela tem vencimento para daqui 15 dias.

Líquido dourado brilhante; despejado no copo exibe boa formação de colarinho branco de média retenção.

Praticamente neutra, com muito custo se consegue notar sutil sopro de malte vindo em direção as narinas. Se o tempo de prateleira já avançado eliminou quaisquer traços de lúpulo, ao menos não comprometeu com aromas indesejados.

Suave ao paladar, apresenta leve dulçor maltado seguido por gentil amargor de lúpulo. O corpo baixo e efervescente favorece a 'drinkability' tornando-a perfeita para o consumo sem compromisso em ocasiões como aquele churrascão entre amigos. Ecos cítricos e florais insinuam-se no final limpo e equilibrado, facilitando os próximos goles.

Cerveja simples e bem resolvida que vai direto ao ponto sem se perder em 'off-flavours'. "Probably the best lager in the world"? Certamente não. Mas oxalá todas 'lagers de massa' fossem como ela.

Detalhes

Degustada em
12/Maio/2014
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Preço
presente
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se