Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.8 3
Dinamarca
Thiago Ribeiro de Carvalho
Thiago Ribeiro de Carvalho
23 de Setembro de 2013 2281
(Atualizado: 08 de Julho de 2014)
Avaliação Geral
 
3.4
Aroma
 
6/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
13/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
A "Walk on Water" é uma cerveja colaborativa feita em parceria pelas cervejarias "ciganas" dinamarquesas, "Mikkeller" e "To Øl". As cervejarias consideradas "ciganas" não tem fábrica própria e por isso precisam utilizar as dependências de uma outra cervejaria para viabilizar suas produções. A "Mikkeller" nasceu em meados de 2006 e tem como elemento central a figura de Mikkel Borg, ex-professor universitário de física e matemática que deixou as salas de aula para se dedicar a sua paixão em fazer cervejas. Já a "To Øl" (que em dinamarquês significa "duas cervejas") lançou-se no mercado formal em 2010 tendo como fundadores a dupla Tore e Tobias. Assim como Mikkel, os dois também começaram como cervejeiros caseiros antes de se aventurarem profissionalmente. Curiosamente, Tore e Tobias tiveram Mikkel como professor na época da faculdade, em 2005. No intervalo das aulas os três conversavam sobre a paixão por cervejas, compartilhando a opinião de que todas as cervejarias do país pareciam não se importar com o sabor das bebidas e que a única forma de obter algo de qualidade seria se eles mesmos as produzissem. O trio chegou inclusive a tomar emprestada a cozinha da faculdade durante as horas de inatividade para ali prepararem suas receitas. Assim o rótulo "Walk on Water" representa a união de amigos que um dia se encontraram numa relação de professor-alunos na faculdade, mas hoje seguem distintas carreiras cervejeiras.

O rótulo "Walk on Water" se autoproclama como a "cerveja mais leve do mundo" no sentido que teria a menor densidade final em comparação com todas as outras cervejas. Essa densidade, também referida tecnicamente como "gravidade", é estabelecida pela quantidade de álcool e açúcares/carboidratos dissolvidos no líquido. Quando menor for esta quantidade, menos densa é a cerveja. Este processo chamado de "atenuação" envolve a capacidade das leveduras de metabolizarem todos os carboidratos e açúcares residuais, transformando-os num segundo momento em gás carbônico e álcool que é muito mais leve. Para realizar a façanha foram utilizadas leveduras 'lager' e 'ale'.

Da esquerda para a direita vemos impresso no rótulo as respectivas caricaturas de Tore, Tobias e Mikkel. A unidade degustada tem cerca de um ano de guarda e foi produzida nas dependências da cervejaria "De Proefbrouwerij", localizada em Lochristi-Hijfte, Bélgica.

Líquido turvo alaranjado repleto de partículas em suspensão outrora decantadas no fundo da garrafa. Vertido na taça exibe colarinho branco de baixa formação e média duração.

Evidente percepção alcoólica marca o aroma um tanto estranho. Notas adocicadas de malte acompanham leve floral, toques de vinagre e curiosa condimentação que lembra pimenta malagueta, shoyu e alho. Idiossincrático.

Ao contrário do esperado, na boca ela mostra uma gentileza difícil de conceber em face de sua extravagante potência. Quase tão insólito quanto Cristo caminhando sobre as águas são os 14% de álcool em nenhum momento agressivos - genuíno milagre dos cervejeiros! De corpo médio e cabonatação amena, revela delicado dulçor proveniente dos álcoois seguido por leve acidez e moderado amargor. Traços condimentados evocam pimenta vermelha e alho. O final picante e ligeiramente salgado proporciona ainda razoável sensação de aquecimento. Álcool e pimenta marcam o retrogosto, além de suave metálico. Apesar de seu elevado poder de fogo, consegue médio 'drinkability'.

Não exatamente boa e ao mesmo tempo longe de ser ruim, a "To Øl/Mikkeller Walk on Water" é uma cerveja desafiadora e disposta a alargar paradigmas. Arrisque se puder.

Detalhes

Degustada em
07/Julho/2014
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Mr. Beer Prudenshopping, Presidente Prudente - SP
Preço
R$ 29,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se