Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.9 7
Mikkeller Rauchpils.JPG
Dinamarca
Diogo  Felismino
Diogo Felismino
27 de Setembro de 2013 2433
Avaliação Geral
 
3.8
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Essa Rauchpils é a releitura híbrida da Mikkeller entre uma Smoked Beer (Rauchbier) e uma Czech Pilsener. Produzida na De Proefbrouwerij, na Bélgica.

Na taça, seu visual é bastante belo e refrescante. Cerveja que inicia límpida e translúcida, repleta de veios de efervescência, sem sedimentos. Mas no copo final, ela já se apresenta bem turva e sem efervescência aparente. Exibe, contudo, uma coloração dourada escura, alaranjada. Forma uma camada média de espuma clara, aderente, disforme e contendo bolhas minúsculas. Assenta rapidamente mas ainda assim teve ótima permanência sobre o líquido. Bastante lacing fica para trás, aderido às laterais.

Aroma plenamente Rauchbier, com muita defumação, muita torra, cheiro de brasa e fumaça. De fundo, aparecem algumas outras impressões como casca de pão, madeira, frios/embutidos, malte seco e rústico, cereal, laranjas, damascos. Mas no geral, claro, a defumação encobre as sensações e não há grande profundidade de notas, nem grande complexidade. Lúpulo com perfil nobre e floral, mas igualmente fraco e/ou ofuscado. Sem off-flavors. Buquê um tanto quanto pesado e enjoativo, mas ideal totalmente compatível com o perfil Rauch.

Na boca, a cerveja é bastante leve e refrescante, sem exageros como no aroma, se portando muito mais equilibrada. Muita sensação floral e lupulada, com um fundinho frutado e cítrico (laranja, manga). Final do gole sensivelmente mais denso e defumado, provando que há sempre um perene caráter Rauchbier presente no palato. Retrogosto muito seco, prolongado, extremamente defumado, remetendo totalmente a fumaça/cinzas, embutidos, madeira, torra e frutas secas. Cerveja de corpo leve, porém com uma textura sensível, quase sedosa e macia. Álcool absolutamente discreto. Excelente drinkability, pois na boca, a cerveja prova que é fácil de tomar e não é enjoativa. Há um belo equilíbrio entre as disparidades de sensações, com grande harmonia. Trata-se de uma defumada que não se mostra enjoativa. Totalmente Session Beer.

Como uma Pilsener, não surpreende. Como uma Rauchbier, se mostra muito agradável de tomar, com um paladar que se sobressai. Cerveja leve, saborosa e descompromissada. Com uma drinkability bem acima de média das Rauchbier. De crítica, somente poderia apresentar um pouco de lúpulo mais contundente ou um aroma menos viciado em tanta defumação. No mais, é uma experimentação extremamente interessante. Vale muito a pena!

Detalhes

Degustada em
15/Junho/2015
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se