Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.8 3
Dinamarca
Thiago Ribeiro de Carvalho
Thiago Ribeiro de Carvalho
23 de Setembro de 2013 2281
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
10/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Essa Walk On Water é uma cria colaborativa entre as cervejarias nômades dinamarquesas Mikkeller e To Øl, brassada na cervejaria belga De Proefbrouwerij. Trata-se de uma American Strong Ale, com assombrosos 14.1% de teor alcoólico (!!!). Ela se auto-intitula "a cerveja mais leve do mundo" pois possui baixa densidade específica (ou gravidade), característica essa conseguida com foco em uma altíssima fermentação sem deixar restar açúcar residual, o que acaba resultando em enorme quantidade de álcool produzido. A atenuação é máxima, ou próxima disso.

Servida em taça, exibe um visual um tanto quanto elegante e atraente. Sua coloração é dourado-escura, brilhante, alaranjada, extremamente límpida, com um pouco de turbidez. Sem sedimento aparente, porém com uma sutil efervescência central. O final da garrafa resolveu trazer turbidez e sedimentos, opacificando a cerveja. Formou uma camada mínima de espuma branca, clara, que se dissipou bem rapidamente; presente, porém quase que sumindo da superfície do líquido. Lacing mínimo.

Seu aroma é absolutamente espetacular. Muita sensação seca e acética, que remete firmemente a um vinho branco. Notas muito complexas e profundas, bem definidas: uvas verdes, laranja/tamarindo, lima/limão, peras, cravo, noz moscada, baunilha, pimenta branca, capim, erva cidreira, jasmim, alecrim, ervas finas. Ocorre sim um fundo de malte leve, mais puxado para pão branco, leve caramelo, frutas cristalizadas e castanhas. Lúpulo também presente com notas florais, herbais e cítricas. Volatiza bastante álcool, o que colabora bastante para sua capacidade vinosa (bastante boozy). Buquê imperdível, diferente de tudo o que já provei em termos de cerveja.

Na boca, a cerveja continua com sua performance única. Cerveja ainda ácida e suavemente avinagrada, porém com um fundo de malte, dulçor e defumação extremamente saborosos, extremamente harmoniosos e bem inseridos. Muito fenólica, em um nível abissal. Por incrível que pareça, ocorrem frutados sim: ésteres de laranja e pêssegos em caldas. Imensa picância alcoólica, que inclusive chega a amortecer a língua. Também com sensação de condimentos picantes, como canela e coentro. Retrogosto muito prolongado, quente, seco, adstringente, primorosamente defumada, remetendo a leve torra, madeira, álcool, frutados diversos, temperos variados (cravo, canela, noz moscada etc). Cerveja de corpo sedoso, leve, com textura macia devido à carbonatação, que é ligeiramente crocante (sparkling). Álcool muito forte, distoante, mas com o qual se acostuma durante a degustação. Drinkability boa, porém extremamente limitada pois a cerveja é pesada em álcool e um tanto quanto exagerada em notas sensoriais. Too much. Absolutamente Sipping Beer.

Essa Walk On Water é um tapa na cara. Diferente de qualquer outro rótulo, até difícil de classificar dentro de algum estilo. Única, com aguda personalidade. Extremamente potente, complexa, saborosa. Aroma primoroso, simplesmente 10/10. Na boca, surpreende por ter essa proposta de não deixar passar açúcar residual e ser extremamente doce. O resultado se mostrou bastante esterificado e excessivamente fenólico/condimentado. Retrogosto igualmente memorável, daqueles que persistem na boca por bastante tempo. Sua drinkability só não é maior por causa do álcool. Absolutamente imperdível. A+++!

Detalhes

Degustada em
22/Julho/2015
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Mr. Beer
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se