Cadastre-se

To Øl / Mikkeller Walk on Water

Thiago Ribeiro de Carvalho
Updated 22 de Julho de 2015
 
3.8 (3)
2280 0 2

Avaliações dos usuários

3 avaliações
Avaliação Geral
 
3.8
Aroma
 
8/10(3)
Aparência
 
4/5(3)
Sabor
 
14/20(3)
Sensação
 
4/5(3)
Conjunto
 
8/10(3)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
De volta ao item
3 resultados - mostrando 1 - 3
Ordenar
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
10/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Essa Walk On Water é uma cria colaborativa entre as cervejarias nômades dinamarquesas Mikkeller e To Øl, brassada na cervejaria belga De Proefbrouwerij. Trata-se de uma American Strong Ale, com assombrosos 14.1% de teor alcoólico (!!!). Ela se auto-intitula "a cerveja mais leve do mundo" pois possui baixa densidade específica (ou gravidade), característica essa conseguida com foco em uma altíssima fermentação sem deixar restar açúcar residual, o que acaba resultando em enorme quantidade de álcool produzido. A atenuação é máxima, ou próxima disso.

Servida em taça, exibe um visual um tanto quanto elegante e atraente. Sua coloração é dourado-escura, brilhante, alaranjada, extremamente límpida, com um pouco de turbidez. Sem sedimento aparente, porém com uma sutil efervescência central. O final da garrafa resolveu trazer turbidez e sedimentos, opacificando a cerveja. Formou uma camada mínima de espuma branca, clara, que se dissipou bem rapidamente; presente, porém quase que sumindo da superfície do líquido. Lacing mínimo.

Seu aroma é absolutamente espetacular. Muita sensação seca e acética, que remete firmemente a um vinho branco. Notas muito complexas e profundas, bem definidas: uvas verdes, laranja/tamarindo, lima/limão, peras, cravo, noz moscada, baunilha, pimenta branca, capim, erva cidreira, jasmim, alecrim, ervas finas. Ocorre sim um fundo de malte leve, mais puxado para pão branco, leve caramelo, frutas cristalizadas e castanhas. Lúpulo também presente com notas florais, herbais e cítricas. Volatiza bastante álcool, o que colabora bastante para sua capacidade vinosa (bastante boozy). Buquê imperdível, diferente de tudo o que já provei em termos de cerveja.

Na boca, a cerveja continua com sua performance única. Cerveja ainda ácida e suavemente avinagrada, porém com um fundo de malte, dulçor e defumação extremamente saborosos, extremamente harmoniosos e bem inseridos. Muito fenólica, em um nível abissal. Por incrível que pareça, ocorrem frutados sim: ésteres de laranja e pêssegos em caldas. Imensa picância alcoólica, que inclusive chega a amortecer a língua. Também com sensação de condimentos picantes, como canela e coentro. Retrogosto muito prolongado, quente, seco, adstringente, primorosamente defumada, remetendo a leve torra, madeira, álcool, frutados diversos, temperos variados (cravo, canela, noz moscada etc). Cerveja de corpo sedoso, leve, com textura macia devido à carbonatação, que é ligeiramente crocante (sparkling). Álcool muito forte, distoante, mas com o qual se acostuma durante a degustação. Drinkability boa, porém extremamente limitada pois a cerveja é pesada em álcool e um tanto quanto exagerada em notas sensoriais. Too much. Absolutamente Sipping Beer.

Essa Walk On Water é um tapa na cara. Diferente de qualquer outro rótulo, até difícil de classificar dentro de algum estilo. Única, com aguda personalidade. Extremamente potente, complexa, saborosa. Aroma primoroso, simplesmente 10/10. Na boca, surpreende por ter essa proposta de não deixar passar açúcar residual e ser extremamente doce. O resultado se mostrou bastante esterificado e excessivamente fenólico/condimentado. Retrogosto igualmente memorável, daqueles que persistem na boca por bastante tempo. Sua drinkability só não é maior por causa do álcool. Absolutamente imperdível. A+++!

Detalhes

Degustada em
22/Julho/2015
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Mr. Beer
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
(Atualizado: 08 de Julho de 2014)
Avaliação Geral
 
3.4
Aroma
 
6/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
13/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
A "Walk on Water" é uma cerveja colaborativa feita em parceria pelas cervejarias "ciganas" dinamarquesas, "Mikkeller" e "To Øl". As cervejarias consideradas "ciganas" não tem fábrica própria e por isso precisam utilizar as dependências de uma outra cervejaria para viabilizar suas produções. A "Mikkeller" nasceu em meados de 2006 e tem como elemento central a figura de Mikkel Borg, ex-professor universitário de física e matemática que deixou as salas de aula para se dedicar a sua paixão em fazer cervejas. Já a "To Øl" (que em dinamarquês significa "duas cervejas") lançou-se no mercado formal em 2010 tendo como fundadores a dupla Tore e Tobias. Assim como Mikkel, os dois também começaram como cervejeiros caseiros antes de se aventurarem profissionalmente. Curiosamente, Tore e Tobias tiveram Mikkel como professor na época da faculdade, em 2005. No intervalo das aulas os três conversavam sobre a paixão por cervejas, compartilhando a opinião de que todas as cervejarias do país pareciam não se importar com o sabor das bebidas e que a única forma de obter algo de qualidade seria se eles mesmos as produzissem. O trio chegou inclusive a tomar emprestada a cozinha da faculdade durante as horas de inatividade para ali prepararem suas receitas. Assim o rótulo "Walk on Water" representa a união de amigos que um dia se encontraram numa relação de professor-alunos na faculdade, mas hoje seguem distintas carreiras cervejeiras.

O rótulo "Walk on Water" se autoproclama como a "cerveja mais leve do mundo" no sentido que teria a menor densidade final em comparação com todas as outras cervejas. Essa densidade, também referida tecnicamente como "gravidade", é estabelecida pela quantidade de álcool e açúcares/carboidratos dissolvidos no líquido. Quando menor for esta quantidade, menos densa é a cerveja. Este processo chamado de "atenuação" envolve a capacidade das leveduras de metabolizarem todos os carboidratos e açúcares residuais, transformando-os num segundo momento em gás carbônico e álcool que é muito mais leve. Para realizar a façanha foram utilizadas leveduras 'lager' e 'ale'.

Da esquerda para a direita vemos impresso no rótulo as respectivas caricaturas de Tore, Tobias e Mikkel. A unidade degustada tem cerca de um ano de guarda e foi produzida nas dependências da cervejaria "De Proefbrouwerij", localizada em Lochristi-Hijfte, Bélgica.

Líquido turvo alaranjado repleto de partículas em suspensão outrora decantadas no fundo da garrafa. Vertido na taça exibe colarinho branco de baixa formação e média duração.

Evidente percepção alcoólica marca o aroma um tanto estranho. Notas adocicadas de malte acompanham leve floral, toques de vinagre e curiosa condimentação que lembra pimenta malagueta, shoyu e alho. Idiossincrático.

Ao contrário do esperado, na boca ela mostra uma gentileza difícil de conceber em face de sua extravagante potência. Quase tão insólito quanto Cristo caminhando sobre as águas são os 14% de álcool em nenhum momento agressivos - genuíno milagre dos cervejeiros! De corpo médio e cabonatação amena, revela delicado dulçor proveniente dos álcoois seguido por leve acidez e moderado amargor. Traços condimentados evocam pimenta vermelha e alho. O final picante e ligeiramente salgado proporciona ainda razoável sensação de aquecimento. Álcool e pimenta marcam o retrogosto, além de suave metálico. Apesar de seu elevado poder de fogo, consegue médio 'drinkability'.

Não exatamente boa e ao mesmo tempo longe de ser ruim, a "To Øl/Mikkeller Walk on Water" é uma cerveja desafiadora e disposta a alargar paradigmas. Arrisque se puder.

Detalhes

Degustada em
07/Julho/2014
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Mr. Beer Prudenshopping, Presidente Prudente - SP
Preço
R$ 29,90
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
Avaliação Geral
 
3.5
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
13/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Líquido de coloração amarelo-alaranjada, turvo. Creme de médias formação e consistência, breve.
Aroma e sabor remetem a toques maltados (mel, caramelo queimado), além de um azedo acético muito forte, lembrando-me o cheiro de frutas fermentadas, especialmente uvas brancas. Lúpulo aparece apenas como um amargor fresco e leve, mas subordinado aos outros aspectos. O álcool é bem inserido.
Esse rótulo colaborativo é mais excêntrico do que propriamente saboroso. A ideia era conseguir a cerveja mais alcoólica com menor densidade, de fato conseguiram. Contudo, a cerveja não é especial em termos de aroma e sabor. Em muitos momentos lembrei de vinhos frisantes, que possuem esse acético de frutas fermentadas presente.

Detalhes

Degustada em
21/Setembro/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Mr. Beer
Preço
R$37,90
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
3 resultados - mostrando 1 - 3
Cadastre-se