Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.3 13
Escócia
Brejas
Brejas
12 de Fevereiro de 2009 5060
Avaliação Geral
 
3.6
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
7/10
Parece roteiro de filme para motivação de empreendedores: dois irmãos escoceses tinham uma loja de produtos para cervejeiros caseiros em Glasgow. E num dia que poderia ser um dia qualquer do ano de 1988, entra na loja uma senhora, descendente de Gauleses, com um papel com uma tradução de uma antiga receita chamada "Leanne Fraoch" que teria estado em sua família por várias gerações.
Tratava-se de uma receita de quase 2.000 anos antes de Cristo!
Naquela época ainda não se tinha conhecimento do lúpulo como ingrediente, e a fermentação ainda era feita de maneira espontânea. Além dos maltes, os produtores de cerveja utilizavam misturas de flores e ervas para dar aromas e amargor à cerveja; essa mistura, muito particular para cada produtor ou família, era chamada de gruit.
A receita então foi sendo aperfeiçoada pelos irmãos, que também adquiriram os direitos de produção e comercialização. Um dos desafios para os novos produtores era ter as flores e ervas frescas em todas as estações do ano. Com a estabilidade dessa receita, juntamente com a busca e desenvolvimento de outras "novas" antigas, a Williams Bros. Brewing Co. conheceu sua expansão e hoje conta com mais de 30 rótulos recorrentes e outros 3 de produções sazonais.
A Fraoch Heather Ale utiliza ervas típicas da Escócia: heather (muito parecida com alfazema, porém não sei se é a mesma), Bogmyrtle, além de gengibre. E sim, tem lúpulo em sua composição (First Gold - lúpulo inglês com toques cítricos de tangerina e laranja e uma leve pegada picante).
Na caneca mostrou uma coloração amarelo clara, levemente turva, com espuma branca de boa formação e rápida dissolução, que formou alguns poucos véus nas paredes da caneca.
Aromas muito singulares! Abre com um floral intenso de flores do campo, depois alfazema, ervas que levemente lembram alecrim, arruda, folhas verdes maceradas, terra molhada.
No sabor, uma leve base de malte dá suporte às ervas. Um leve dulçor ajuda a compor o corpo baixo e de boa carbonatação. A sensação é de estar tomando uma cerveja bem fresca, quase que na torneira da própria cervejaria. Retrogosto adocicado, muito leve e boa drinkability.
Serviço:
Fraoch Heather Ale
Scotch Ale
5,0% ABV
Degustação 6 graus C
País: Escócia
Garrafa de 500ml
R$ 28,00
Minha nota: 36 (50) / Beer Advocate: 85
Para harmonizar, uma carne exótica como javali, bem grelhada com molho à base de alecrim. E com os dinossauros escoceses do Nazareth.
Dê seu pulo: beba cerveja de verdade. Em boa companhia.
#blogedu.edutoledo.com.br #obacamarte

Detalhes

Degustada em
05/Agosto/2015
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se