Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.6 34
Escócia
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
19 de Agosto de 2009 28386
(Atualizado: 15 de Setembro de 2010)
Avaliação Geral
 
4.7
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
19/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
10/10
Tudo bem que a Harviestoun só faz cerveja boa, mas desta vez o caras "exageraram na dose". Essa tal de Ola Dubh Especial Reserve 40 é quase uma cerveja insuperável nos quesitos personalidade e complexidade. Essa belezinha nada mais é do que a Old Engine Oil (que já é uma baita cerveja) maturada de 6 a 12 meses num barril de carvalho, que outrora foi usado para fabricação de um uísque puro malte escocês, que nesse caso é o Highland Park 40 years.

Ola Dubh significa óleo negro em gaélico e esta analogia está corretíssima. A coloração desta cerveja remete realmente a óleo, mostrando uma negrura surpreendente, com baixa formação de espuma e que logo forma um belgian lace de cor bege.
Depois de servir e observar, feche seus olhos e agora não utilize nenhum sentido a não ser o seu olfato. O que é isto? Um uísque? É exatamente isso o que esta cerveja nos lembra. O aroma de uísque ficou bem na cara e apesar de muitos me dizerem que era intenso, não imaginei que a intensidade poderia chegar a tão altas proporções. O aroma de uísque realmente predomina por aqui, com todas aquelas notas fortes, defumadas e amadeiradas, mas sem sobressair-se a aromas do malte torrado, que também são bem evidentes, sugestões de café e ainda chocolate ao leite.

É incrível como na boca ela se mostra com maior complexidade ainda. novamente a pegada do uísque é muito forte, indicada para paladares fortes. Senti um frutado gostoso, que não havia sentido no aroma, além de notas de baunilha. Aqui também ficam bem evidentes as notas de malte torrado, café e chocolate, tudo com muita potência, e o que mais impressiona, é que nenhum dos sabores passa por cima do outro e fica tudo numa harmonia só. O álcool é perceptível, mas ao invés de agredir o palato, complementa ainda mais a sensação prazerosa de beber esta cerveja. O final é amargo, seco e alcoólico, muito duradouro, que me deixou com sensação de uísque pelo resto da noite. Lúpulo não se faz presente com notas de amargor, assim como a carbonatação que é quase inexistente. Sua textura licorosa dá uma sensação única na boca.

Esse óleo aí é pra entrar nos tops de qualquer cervejeiro, por toda sua personalidade. Muito diferente de qualquer cerveja, com notas amadeiradas muito mais forte do que qualquer uma que eu tenha experimentado. Tudo bem que o preço dela é meio salgado, mas garanto que vale cada centavo da degustação e você passará uma boa hora apreciando, admirando e curtindo esta obra-prima.

Detalhes

Degustada em
27/Abril/2010
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Mestre-Cervejeiro
Preço
R$58
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se