Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.0 126
Escócia
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
22 de Novembro de 2008 24397
(Atualizado: 06 de Novembro de 2013)
Avaliação Geral
 
3.7
Aroma
 
7/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Por mais de 20 anos Ken Brooker foi um simples funcionário da empresa Ford Motors. Mas em 1984, com a ajuda de seu amigo Eric Harris, resolveu montar uma cervejaria. Para isso adaptaram um velho celeiro de mais de 200 anos que ficava em Harviestoun - uma propriedade/fazenda em Clackmannanshire, Escócia - e começaram a produzir.

Nascia assim a "Harviestoun Brewery", uma das cervejarias escocesas mais conhecidas no mundo. Hoje instalada numa propriedade próxima a cidade de Alva, chegou a ser comprada em 2006 pela antiga cervejaria "Caledonian"; porém quando esta foi absorvida pelo grupo "Scottish & Newcastle", em 2008, acabou voltando à independência.

Lançada em 1994, a "Schiehallion" (nome de uma proeminente montanha escocesa) é uma 'lager' bastante premiada e também um dos carros chefe da casa. Com 34 IBU ela é feita com malte de cevada e trigo, além de lúpulos " Challenger", "Styrian Goldings" e "Hallertau Hersbruker".

Dourada e translúcida, forma espuma branca de formação e duração medianas.

O aroma destaca boa carga de malte através de nuances fortemente abiscoitadas com suave tostado. Coadjuvante mas não menos representativo, o lúpulo expressa intensas notas herbáceas e leve traço cítrico, remetendo à grama, capim, flor de limão e até mel de laranjeira. Coisa fina.

De corpo médio e crocante, o paladar confirma o predomínio do malte levemente adocicado em sabores de pão, biscoito e sutil tostado. Esse agradável dulçor maltado logo se contrapõe ao gentil aspecto frutado e amargo de lúpulos cítricos e tropicais, engendrando assim lembranças de um bom bolo de laranja com erva-doce. Ainda que lupulado o final se revela bastante equilibrado, com retrogosto cítrico/herbáceo de moderado amargor.

Cerveja harmoniosa, muito refrescante e 'drinkable'. Pelo que tenho lido sobre suas características sensoriais, é provável que meu exemplar com vencimento para fevereiro de 2014 tenha perdido significativa potencia dos lúpulos. Mesmo assim ela se mostrou deliciosa e digna de uma boa nota. Vale conhecer!

Detalhes

Degustada em
06/Novembro/2013
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Super Muffato, Londrina - PR
Preço
R$ 25,79
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 2 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se