Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.3 81
Hot
Espanha
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
15 de Agosto de 2008 16274
Avaliação Geral
 
3.5
Aroma
 
6/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
7/10
Esta Voll-Damm Doble Malta é uma cerveja do estilo European Amber Lager, sub-estilo Oktoberfest/Märzen, este caracterizador de cervejas de baixa fermentação fabricadas na primavera europeia (março a junho) e consumidas nos festejos do outono (setembro a dezembro), tendo como símbolo a grande festa em Munique. Do alemão, ‘lagern’ significa armazenar e este termo referia-se ao hábito e/ou necessidade que se tinha de, antes que de serem consumidas, guardar as cervejas em locais onde a temperatura era baixa e este armazenamento se dava durante os meses quentes (verão – junho a setembro), impedindo assim que perdessem suas qualidades e prevenindo as infecções bacterianas. Disso decorre o fato de notório conhecimento de que as ‘lagers’ fermentam a uma temperatura inferior à das Ales, sem esquecer que o fermento destas ficava depositado no topo e o usado naquelas desce ao fundo após a fermentação. As ‘Lagers’ tem seu berço no século XIX na Alemanha e na República Tcheca (aqui conhecidas como Pilsener). As Oktoberfest/Märzen apresentam coloração que varia entre o dourado e o alaranjado avermelhado, com creme de bela apresentação. O aroma é rico em malte tostado, mas sem ésteres frutados, lúpulo ou caramelo. O paladar é de perfil maltado, invariavelmente tostado, de amargor moderado e de final seco. Suave, limpa e com boa complexidade tem corpo e carbonatação médios e álcool igualmente mediano.

O prefixo ‘Voll’ (do alemão, completa), refere-se ao corpo cremoso/inteiro e ao sabor intenso – 17°P. Mais precisamente, ‘Vollbier’ é um termo alemão que define cervejas com OG entre 11°P e 15,9°P (1,044 – 1,065), sendo que ‘OG’ significa gravidade original, vem dada em graus Plato e mede a concentração das substâncias presentes no mosto.

Prêmios: - International Beer Competition 2004 (ouro na categoria Lager forte); - World Beer Awards 2007 (melhor lager forte); - World Beer Championship Awards 2009 (ouro) e Australian International Beer Awards 2010 (ouro).

É produzida pelo Grupo Damm, cuja cervejaria, sediada em Barcelona/Espanha, foi inaugurada em 1876 por August Kuentzmann Damm e Joseph Damm, emigrantes da Alsácia (França). Atua também na fabricação de outras bebidas (refrigerantes e sucos) e no engarrafamento de água. Do vasto portfólio este é o primeiro rótulo que degusto.

Lote 150501 - validade 11/2014. A garrafa é de 330 ml, cor marrom, tampa na cor verde- escuro que contém o nome da cervejaria em letras brancas, o nome do rótulo em letras vermelhas e a inscrição ‘The Genuine Beer Character’ em letras douradas. Na ‘gravata’ posta no gargalo, assim como no rótulo, ambos também na cor verde-escuro, se veem as mesmas inscrições que constam na tampa com o acréscimo da expressão ‘Das Originale Märzenbier’ e a referência ao ano 1955, ocasião em que a ‘Doble Malta’ passou a ser fabricada de janeiro a dezembro e não apenas no mês de março como nos anos 1953 e 1954. No contra-rótulo constam os ingredientes (água, malte de cevada, 17,7% de arroz, milho e lúpulo), a graduação alcoólica (ABV 7,2%) e o endereço da cervejaria na Espanha.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração acobreada e de translucidez mediana que apresentou espuma de cor branca de média formação e boa cremosidade, com bolhas pequenas médias, mas de diminuta persistência. Desenhou algumas marcas pelo vidro. Perlage (bolhas) perceptível.

O aroma se revelou mediano e de perfil maltado, tendo ostentado notas de malte caramelo, tostado, mel e leveduras/panificação/cereais. O lúpulo é muito sutil, talvez com sensação herbal, e o álcool volatiza até bem.

No paladar o líquido se mostra com textura cremosa e de perfil expressivamente maltado. As impressões olfativas são referendadas e se percebem sugestões de malte caramelo, mel, tostado, toffee e leveduras/panificação (pão e cereais). O amargor de lúpulo se apresenta discreto (IBU 18), sendo potencializado pelo amargor do tostado. O final é seco e agridoce e o retrogosto é tostado e alcoólico. O álcool de ABV 7,2% proporciona leve aquecimento, mas vem em harmonia. O corpo é médio-leve e a carbonatação é mediana. A palatabilidade (drinkability) é boa.

Acredito que a proposta da cervejaria foi atingida, unindo robustez sem prejudicar (muito) a refrescância. Boa represente do estilo.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
28/Outubro/2014
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
presente
Preço
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se