Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.0 12
Estados Unidos
Ricardo Sangion
Ricardo Sangion
01 de Novembro de 2012 2879
Avaliação Geral
 
3.7
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
7/10
A Little Sumpin': a versão American Pale Wheat Ale da cervejaria californiana Lagunitas. Carregada em lúpulo, a própria cervejaria a enquadra em uma posição de meio termo entre uma American IPA e uma Hefeweizen. Cerveja de coloração alaranjada, viva, pendendo para um âmbar denso e escuro. Absolutamente opaca, nada translúcida, traz alguns veios de efervescência e nada de sedimentos. Formou uma camada média/baixa, de creme branco, com minúsculas bolhas, mas de curtíssima duração, assentando bem rapidamente. Lacing praticamente nulo.

Seu aroma traz muito lúpulo, de forma direta, rústica, nua e crua. Muita sensação cítrica, herbal e floral, com sensações de pellet/flor crua, pinha/resina, maracujá, grapefruit e frutas tropicais. Base de cereal/malte sutil e que oferece pouco contraponto. Sensações esparsas de panificação, casca de pão, madeira, frutas cristalizadas, amêndoas, especiarias (noz moscada e canela). Complexidade regular, não tão aprofundada, porém mais encoberta mesmo. Buquê saboroso e direto, com mínimo off-flavor de oxidação, pouco relevante. Carregada em álcool, volatiliza uma quantidade significativa com o aumento da temperatura, conferindo uma característica esmaltada.

Na boca, a cerveja é muito rica, intensa, picante/condimentada. Existe uma base maltada firme, com sensação de biscoito, pão e dulçor caramelizado, mas o foco é lúpulo, definitivamente. Muita sensação resinosa, de pinha e frutas tropicais. Mas há também bastante frutas cristalizada/amarela/fruta em calda permeando o conjunto. Conjunto até que bem harmonioso, porém não equilibrado. Condimentos marginais de canela e mascavo, bem como picância alcoólica, que arranha um pouco. Retrogosto suave, seco e quente, não prolongado, remetendo a madeira/defumação, caramelo, condimentos e álcool. Cerveja de corpo sedoso e textura macia. Carbonatação média/alta, crocante e refrescante. Álcool um pouco acima do ponto, perceptível em diversos momentos do gole. Drinkability apenas boa, pois, em determinado ponto, o excesso de dulçor e de álcool ameaçam a continuidade do gole e enjoam.

Interessante Wheat Ale potencializada em lúpulo. Talvez essa pungência seja a responsável por tornar a cerveja mais agradável, pois álcool e malte encontram-se um pouco confusos. No mais, possui uma sensação de cereal bem interessante, sensivelmente defumada. Lúpulo e cereal são seus pontos altos. Cumpre a posição híbrida entre IPA e Weiss a que se propõe. Experiência interessante, porém poderia ser melhor ajustada.

Detalhes

Degustada em
25/Março/2016
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se