Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

Estados Unidos Odimi TogeOdimi Toge 28 de Julho de 2017 542
(Atualizado: 29 de Julho de 2017)
Avaliação Geral 
 
5.0
Aroma 
 
10/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
20/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
10/10
A Oskar Blues é uma respeitada cervejaria artesanal americana sediada em Longmont, no Colorado. Dona de uma série de lanchonetes, restaurantes - além de mais duas fábricas nos estados do Texas e Carolina do Norte - foi também pioneira na utilização de latas para o envase de cervejas artesanais.

Sua história começa no ano de 1997, quando Dale Katechis (um homem então dedicado ao ciclismo de montanha) abriu em Lyons, no Colorado, um restaurante de comida cajun e música ao vivo chamado "Oskar Blues Original Grill & Brew". Entretanto, só dois anos depois é que o lugar passou a usar o espaço do porão para fazer as próprias cervejas, tornando-se assim um 'brewpub'.

O início da linha envasada se deu em 2002. Desde então, a empresa nunca utilizou garrafas para esse fim. E apesar de não ter sido tecnicamente a primeira cervejaria artesanal a empregar latas, na prática ela foi a grande criadora da tendência no mundo. Essa influência em maior escala, contudo, só se daria após a inauguração da primeira fábrica, em 2008.

TEN FIDY BARREL AGED

Versão da Ten Fidy ('Imperial Stout' da casa) envelhecida por cerca de um ano em barris de carvalho previamente utilizados por whisky bourbon. Feita com dois tipos de malte, cevada torrada e flocos de aveia, tem amargor de 75 IBU.

Negra e viscosa tal qual petróleo, forma um dedo de creme marrom escuro de média duração.

O aroma destila notas de torrefação, caramelização e madeira - tudo encharcado por muito bourbon. Toques de chocolate, baunilha, café, coco queimado, amêndoas - e até um pouco de ameixas secas - vêm para entorpecer as narinas. Simplesmente impactante.

Na boca, explosão de bourbon, maltes escuros e madeira. Ondas de chocolate amargo, coco queimado, bala de café, baunilha, marzipã e leve ameixa deslizam sobre a doçura elegante dos maltes caramelizados. A textura cremosa vêm como atração à parte. Corpo denso e robusto injetado por carbonatação sutil. O álcool dá as caras de fundo, mas não revela sua real potência. As sensações lembram ora um manjar, ora um frapê, ora uma mousse, ora um cookie. Moderado amargor de torrefação e lúpulo exerce certo contraponto. O final chega regado a bourbon, longo e licoroso. A união de todos os sabores persistem no retrogosto. Drinkability relativamente alta para o estilo.

Não é raro se pagar caro por cervejas badaladas que entregam uma experiência similar à de outros rótulos mais em conta. Num mercado muitas vezes movido pela ostentação vazia, é importante distinguir produtos que de fato oferecem um conteúdo diferenciado. Este é o caso da Ten Fidy Barrel Aged - uma cerveja cara, sim - mas que justifica, gole a gole, a razão de seu alto preço. Não é uma coisa que você encontra em qualquer breja por aí. É algo realmente especial.

Detalhes

Degustada em
28/Julho/2017
Envasamento
Volume em ml
946 ml
Onde comprou
EAP - Empório Alto dos Pinheiros, São Paulo - SP
Preço
110,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se