Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.9 1
Estados Unidos
Paulo Zanello
Paulo Zanello
21 de Novembro de 2011 1567
Avaliação Geral
 
3.9
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
8/10
A Schmaltz Brewing Company / Hebrew (http://www.shmaltzbrewing.com/HEBREW/index.html) é uma cervejaria inusitada nos EUA. Nasceu em 1996 na região de San Francisco - California.
Foi ideia de Jeremy Cowan, um judeu que quis usar a cerveja pra divulgar a sua religião. A coisa começou bem devagar e ele quase foi a falencia inúmeras vezes no "início" da carreira. A perseverança foi maior e com o tempo o que parecia piada foi dando certo: antes o objetivo era somente cativar as pessoas de fé judia que queriam uma bebida Kosher (com selo de aprovação de um Rabino e portanto próprias para o consumo), mas logo o crescimento foi acelerado e a cerveja se expandiu para os consumidores de todas as fés.

Não existe nenhuma cerveja mais "extreme" no portfolio da Schmaltz do que as da série Jewbelation. São cervejas comemorativas de aniversario que vem sendo produzidas desde o oitavo ano, ou seja 2004.
O interessante é que para cada ano comemorado a cerveja é feita com aquele numero de tipos de malte, de tipos de lúpulo e de teor alcoólico - fazendo com que a versão de 2010 tivesse incríveis 14 tipos de malte, 14 tipos de lúpulo e 14% de alcool!

E como se não bastasse, a cervejaria ainda lançou um "Holiday Pack" com todas as versões (de 8 a 14) acompanhada da Jewbelation Vertical que nada mais é do que um blend dessas 7 cervejas posteriormente envelhecida em barris de madeira que continham whisky de centeio.

Mas vamos a 14,

Coloração bem escura e opaca porem não totalmente negra. Ainda da pra perceber algumas notas marro-escuras e avermelhadas na periferia do liquido quando eu ponho meu copo contra a luz. O colarinho é abundante e cremoso , de coloração marrom-clara e persiste bem com ótima retenção durante todo o consumo.

Aroma é bem forte com notas de malte escuro, chocolate, melaço, frutas escuras e alcool.

Sabor é absurdamente doce, com muito malte escuro, melaço, caramelo, frutas escuras (como figos e ameixas) e um tanto bom de alcool perceptivel. Finaliza bem com notas de chocolate meio-amargo e café, asim como algumas notas amargas de lupulo.

Corpo é bem pesado, aliás, um dos mais pesados que eu me lembro de ter tomado. Mouthfeel bem "mastigável" , viscoso e cheio. A carbonatação é media a alta e funciona bem. Já o drinkability é baixo visto que o alto corpo e o alcool são um tanto quanto agressivos no pálato.

No geral uma cerveja "grande" e pesada. Mas acho que vale a pena provar pelo menos uma vez. Com certeza tem uma ótima complexidade no gosto e no aroma, mas o alcool excessivo acaba prejudicando-a como um todo. Preço excelente para os padrões americanos.

http://cervejasamericanas.blogspot.com

Detalhes

Degustada em
21/Fevereiro/2011
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Washington DC
Preço
US$ 6.99
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se