Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.0 37
Estados Unidos
Jota Fanchin Queiroz
Jota Fanchin Queiroz
02 de Dezembro de 2011 5882
Avaliação Geral
 
4.1
Aroma
 
8/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
Essa é a versão Double IPA da AVBC, da California. Trata-se de uma cerveja com uma tonalidade alaranjada, porém escura, tipicamente âmbar. Ela é bem pouco turva e exibe certa efervescência. Formou uma baixa camada de creme claro, que assentou rapidamente, restando fina película sobre o líquido. Deixa muito pouco lacing nas laterais do líquido.

Seu aroma é potente, trazendo em pé de igualdade forte lúpulo herbal/floral e forte base maltada, caramelada. Mas ainda assim, confesso que a doçura frutada é o que há de mais surpreendente nesse buquê. Há presença de notas de casca de pão, bastante mel, caramelo/toffee, butterscotch, madeira, damascos/tâmaras e um pouquinho de frutas vermelhas, além claro de tons cítricos de laranja, tangerina, grapefruit, pinha e maracujá. Volatiza um pouco de álcool e isso ocasiona certa característica vinosa. Conjunto super complexo e saboroso, mas eu esperava um lúpulo mais agudo, mais cru.

O paladar mostra sua potência lupulada, resinosa e cítrica, desde o início do gole. A doçura está presente e é bem perceptível, mas seu papel é claramente coadjuvante. Há notas bem salgadas e picantes de lúpulo e álcool, com muitas frutas cítricas, como no aroma. O final do gole é meloso (lembrando frutas em caldas) e profundamente amargo. O retrogosto é prolongado, com um forte secura, que chama novos goles; permanecem sensações de madeira/defumação, álcool e frutas secas. O corpo dessa DIPA é sedoso, macio, quase aveludado. A carbonatação dessa cerveja é média/alta, um pouquinho crocante. O teor alcoólico não é baixo (8,7%) e pode ser percebido em alguns momentos, mas definitivamente não é destoante nem exagerado. A drinkability é mediana, pois a cerveja possui um caráter bastante denso e intenso (lúpulo, malte e álcool), que pode enjoar paladares menos afeitos. Mesmo assim é uma complexidade assombrosa.

Essa Imperial IPA da AVBC é uma cerveja para ser degustada vagarosamente, pois evolui sensivelmente com o aumento da temperatura. Seu teor alcoólico esquenta, podendo tornar esse rótulo adequado até mesmo para inverno. Ela surpreende pelo equilíbrio demonstrado no aroma e pela harmonia verificada no paladar. No geral, é uma cerveja muito intensa, em doçura e em lúpulo. É um rótulo extremamente agradável para lupulomaníacos (meu caso). Totalmente recomendada!!!

Detalhes

Degustada em
01/Julho/2012
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
EAP
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se