Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.9 17
Estados Unidos
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
04 de Novembro de 2009 3713
(Atualizado: 29 de Outubro de 2012)
Avaliação Geral
 
4.3
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
A Raison D'Être da cervejaria norte-americana Dogfish Head é uma Strong Ale, elaborada com a utilização de açúcar de beterraba e passas, além de fermento belga. Esta minha garrafinha repousou quase 2 anos em guarda em minha coleção, então deve apresentar uma bela de uma evolução.

O visual dessa cerveja é bastante elegante. Ela possui uma coloração bastante escura, entre mogno e avermelhado/rubi. Levemente turva, ela exibe pouca efervescência e nada de sedimentos. Lembra vagamente uma Red Ale. Forma uma camada apenas mediana, pouco espessa, de creme claro, com minúsculas bolhas, que rapidamente se dissipou restando fina película permanente sobre o líquido. Deixa um lacing bastante cremoso e fugaz ao redor da taça.

Quanto ao aroma, ele é rico e intenso. Desprende uma coleção de notas sofisticadas, como passas, figos e ameixas (frutas secas em geral) e condimentos como canela, cravo, baunilha e açúcar mascavo. Conforme esquenta, ela libera mais sensações de berries como cerejas, groselhas e cassis. A presença de fermento belga é realmente notável, difícil de ignorar. Há também notas mais simples como malte tostado, madeira envelhecida, chocolate, cookies/fudge, castanhas/avelãs e até mesmo lúpulo herbal/terroso. Conjunto bastante complexo e vinoso/picante (por conta do álcool). Sem off-flavors perceptíveis. Muito fora do comum, lembrando realmente vinho tinto!!!

Na boca, ela é bastante adocicada e esterificada, mas mantém a complexidade sofisticada e vinosa do aroma. Ocorrem muitas sensações de frutas secas e de berries, sempre acompanhadas ao fundo por uma onipresente característica maltada/tostadinha que confere suave amargor ao conjunto, principalmente ao final do gole. Ainda assim, não há equilíbrio (e nem se pretendia que houvesse). Percebem-se pontadas de quentura alcoólica e de condimentos picantes como canela e pimenta-do-reino. Retrogosto seco e defumado, muito persistente, que surpreende por se distanciar do paladar, trazendo sensações de chocolate/cappuccino/espresso, cereal queimado/defumado, madeira, fumo e baunilha. Cerveja muito encorpada, com textura aveludada e macia, mas não oleosa. Sua carbonatação é média/fraca, com baixa crocância. O álcool é forte, perceptível, mas definitivamente não destoa e é muito adequado para a complexidade apresentada. A drinkability é apenas razoável/limitada, pois a variedade e a potência das notas sensoriais tornam o gole pesado, difícil de tomar em grande quantidade. Contudo, ela é muito saborosa e com personalidade realmente intensa.

Desnecessário reforçar que essa Dogfish Head Raison D'Être vale cada centavo. Seu aroma é simplesmente primoroso, bem como seu paladar. Uma coisa notável é que ela é extremamente precisa em sua proposta de ser frutada e condimentada. As notas são realmente potentes e nítidas, porém abrindo leque para amplas sensações periféricas. Não se sente apenas passas, mas sim toda uma gama de frutas secas. O mesmo vale para o açúcar de beterraba em relação aos demais condimentos. Com isso, quem ganha é a complexidade. Possui pouca semelhança com outras Belgium-style Strong Ale. Na verdade é até uma tarefa ingrata classificá-la em algum estilo. E isso é irrelevante. Ela é muito boa, totalmente destacada e merece degustação. Altamente recomendada!!!

Detalhes

Degustada em
29/Outubro/2012
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
Importação
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se