Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.6 10
Estados Unidos
Paulo Zanello
Paulo Zanello
14 de Novembro de 2010 4671
Avaliação Geral
 
3.9
Aroma
 
8/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Essa cerveja de abóbora Punkin Ale da Dogfish Head é uma cerveja com um visual típico do estilo. Sua tonalidade é castanha clara, um alaranjado/âmbar bem intenso, escuro, puxado para o amadeirado. O líquido é um pouco turvo sim (o copo final ficou muito turvo e opaco) mas não há sedimentos ou efervescência aparentes. Forma um creme bastante ralo e fugaz, de cor clara e com minúsculas bolhas, mas que realmente desaparece da superfície do líquido. Lacing praticamente nulo nas laterais.

Seu aroma é bastante potente e exala personalidade. As notas de abóbora é que ficam escondidas demais, mais até do que o habitual. Sentem-se muitas notas de condimentos como açúcar mascavo, noz moscada, cravo, canela, baunílha, especiarias em geral. Mas as notas essenciais de sempre estão lá presentes: casca de pão, biscoito, caramelo/toffee/butterscotch, castanhas/nozes, frutas secas, amadeirado/defumado, lúpulo herbal/terroso, um pouco de sensação de berries. Conforme esquenta, libera um certo álcool, portanto fica com característica vinosa. Totalmente sem off-flavors. Complexidade bastante destacada. Show!

Na boca, o gole é muitíssimo saboroso, potente e harmonioso. A sensação de abóbora (purê de abóbora) fica mais evidente e é acompanhada por sensações cavalares de malte adocicado e condimentos (os mesmos sentidos no aroma). Apesar disso, o gole possui um final amargo, um pouco seco, que não torna o gole enjoativo. Há uma certa picância dos temperos e quentura do álcool. O retrogosto é suavemente seco, com mínima adstringência e curta permanência; ocorrem traços de malte caramelizado, madeira/defumação, castanhas/frutas secas. O corpo dessa cerveja é realmente sedoso. A carbonatação é mediana, um pouco crocante, e contribui para a textura macia. O álcool é um pouco destacado, sem destoar, e isso confere enorme personalidade ao conjunto. A drinkability é muito boa. A cerveja é fácil de beber, mesmo com toda a gama de notas que pode se extrair dela. Não é nem doce demais, nem amarga demais, nem carregada em condimentos demais, nem carregada em abóbora demais. É tudo muito bem calibrado, realmente harmonioso.

Essa Punkin Ale é realmente uma excelente releitura do estilo. A cerveja possui um caráter realmente complexo, como é o padrão da Dogfish Head. Talvez falte um pouco mais de abóbora no aroma ou no retrogosto (que ainda assim são excelentes!). Mas no gole, a cerveja é uma reunião de sensações diversas. E o álcool não fica fora disso. Apesar de o teor alcoólico ser realçado, isso não prejudica a cerveja. Pelo contrário, colabora para ela se mostrar, de fato, destacada. Recomendo sem nenhum pudor. Essa cervejaria não decepciona.

Detalhes

Degustada em
28/Março/2013
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
Cortesia
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se