Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.9 58
Estados Unidos
Brejas
Brejas
22 de Fevereiro de 2010 12284
(Atualizado: 08 de Setembro de 2015)
Avaliação Geral
 
4.1
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
8/10
A Torpedo IPA da Sierra Nevada é uma famosíssima IPA norte-americana, extremamente comum de ser encontrada em mercados ou pequenas liquor stores. Sua apresentação é clássica do estilo: exibe coloração laranja-escura, um âmbar intenso e opaco. Bem pouco translúcida, ela exibe alguns rastros de efervescência, sem sedimentos. Forma uma camada mediana de creme claro, espumoso, com bolhas médias, um pouquinho disforme e com média permanência, assentando apenas bem lentamente. Bastante lacing retido.

Seu aroma é potente e desprende fácil. Ocorrem sensações equilibradas entre malte doce e lúpulo frutado cítrico e herbal. Notas de casca de pão, biscoito, caramelo/toffee, butterscotch, madeira/tostado/defumação, castanhas, frutas secas/cristalizadas, pinha, maracujá, laranja/lima/limão. Combinação com boa personalidade e caráter. Sem off-flavors relevantes; oxidação mínima, desprezível. Buquê muito bem representativo do estilo, muito saboroso e perfumado.

Na boca, ela é densa e intensa. Muita harmonia entre doçura, amargor, tostado e tons cítricos. A base maltada é realmente muito firme e potente, carregada em caramelo (realmente bem doce), bem como em torra/amadeirado amargo. O lúpulo, que é herbal, também traz amargor resinoso, marteladas de citricidade e pontadas um pouco mais salgadas. Final do gole meloso, denso e alcoólico. Retrogosto seco, defumado/tostado, muito prolongado; restam as sensações de malte amadeirado/queimado, frutas secas, castanhas e muito lúpulo/tons cítricos/maracujá/pinha. Cerveja de corpo sedoso, médio, com textura macia. Carbonatação mediana com alguma crocância que confere refrescância diante de tamanha personalidade do gole. Álcool totalmente discreto, interferindo pouco no gole. Drinkability muito boa. A cerveja é uma IPA intensa, harmoniosa, refrescante e, por fim, muito fácil de beber. Sua secura final praticamente chama um gole atrás de outro.

Se tomada fresca, essa Torpedo IPA é uma India Pale Ale absolutamente excelente. Da cervejas de fácil acesso nos EUA (encontradas em qualquer canto), trata-se de uma das melhores (e com ótimo custo-benefício). Exemplo de IPA com intensa carga maltada no gole e sem ser DIPA. Dada a carga de lúpulo que ela leva, isso colabora totalmente para a complexidade e cria algo grandioso. E sim, ela é muito fiel ao estilo. Para complementar, seu retrogosto muito profundo, amadeirado, tostado e lupulado (de novo!) é memorável e fixa a cerveja na nossa cabeça por um bom tempo. Definitivamente recomendada... sem medo de errar!

Detalhes

Degustada em
05/Abril/2013
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
Mala amiga
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se