Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.5 12
Estados Unidos
Sergio Curti
Sergio Curti
13 de Agosto de 2010 11457
(Atualizado: 10 de Outubro de 2013)
Avaliação Geral
 
4.6
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
19/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
A Stone IRS é do estilo Stout, sub-estilo Russian Imperial Stout, este caracterizador de cervejas de alta fermentação, geralmente com pouco gás e bastante álcool, forte sabor de chocolate, café e maltes torrados, coloração muito escura e grande complexidade tanto no aroma quanto no sabor, com frutado e amargor salientes. A história do estilo remonta ao século XVIII época em que a Corte Imperial da Rússia teria viajado a Londres e, tendo gostado das Stouts locais, encomendou barris daquela cerveja. Entretanto, a longa viagem através do mar Báltico terminava por estragar a cerveja. A solução foi desenvolver uma stout robusta e alcoólica o suficiente para suportar a viagem, preservando a cerveja e impedindo que ela congelasse. Esse tipo de stout foi batizada de Russian Imperial Stout, ou simplesmente Imperial Stout.

É produzida pela cervejaria Stone, sediada na Califórnia/EUA e fundada em 2006 e que se destaca nos Estados Unidos e em diversos países. No portfólio a gama de rótulos é enorme, mas destaco a Ruination IPA, a Arrogant Bastard Ale, as Vertical Epic, a Old Guardian, a IPA, a Smoked Porter etc.

Vintage 2008 - validade ?????. A garrafa é de 650 ml, cor marrom, rótulo gravado na garrafa com a famosa gárgula símbolo da cervejaria usando um chapéu de inverno do Exército Vermelho. No contra-rótulo há diversas informações interessantes como o motivo da gárgula, o perfil da cerveja, a filosofia da cervejaria e o histórico do estilo.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração enegrecida, não translúcido, espuma marrom de bela formação e consistência, um tanto densa e volumosa, permeada por bolhas grandes e de manutenção mediana. Ao girá-la na taça as paredes laterais do vidro ficam tomadas pelo líquido viscoso mais ou menos como bolinhas de sagú, ou lágrimas, escorrendo. Maravilha! Perlage (bolhas) praticamente imperceptível.

O aroma desta cerveja é realmente digno de elogios e reverência! Intenso, rico e complexo permite a descoberta de notas de maltes torrados, alcaçuz, chocolate amargo, café, caramelo, fermento, madeira, fumo, frutas escuras, álcool e lúpulo herbal discreto. Preferi não por na geladeira e bebi à temperatura ambiente (+/- 15º C).

No paladar o líquido amplifica as sensações olfativas. De uma riqueza deliciosa e uma complexidade pouco crível defrontei-me com uma textura praticamente oleosa e um tanto espessa, podendo perceber um adocicado inicial, notas bem presentes de malte torrado, chocolate amargo, baunilha, madeira, fumo, turfa/terra, frutas escuras em segundo plano (bem suaves, talvez pelos cinco anos de guarda) e sutil lúpulo. O amargor deve-se mais aos maltes torrados do que propriamente aos lúpulos, mas sem agressividade. O final se mostra seco e torrado e o retrogosto é longo e alcóolico. A carbonatação é baixa e o corpo é médio-alto e apesar disso dá pra degustar fácil uma garrafa grande. O álcool de 10,8% ABV é muito bem inserido e dá um agradável calor na garganta, mas não consegue roubar a cena ante tanta complexidade. Enfim, está em harmonia com o belo e prazeroso conjunto. A drinkability é excepcional!

Tenho um exemplar 2011 para tempos vindouros.

Imperdível!

Detalhes

Degustada em
10/Outubro/2013
Envasamento
Volume em ml
650 ml
Onde comprou
EUA
Preço
U$ 6,50
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se