Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.0 9
Estados Unidos
Brejas
Brejas
15 de Julho de 2009 2545
Avaliação Geral
 
4.2
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Essa Odell IPA, vinda da altitude de Colorado, é uma das mais bem conceituadas India Pale Ale dos EUA.

E seu visual é tipicamente IPA. Ela possui coloração laranja-claro, quase âmbar e pendendo para um leve amarronzado, realmente Pale Ale, com muita efervescência, sem sedimentos e com média turbidez. Formou uma camada bastante generosa, de creme claro, fofo, disforme, com pequenas bolhas e com excelente permanência no copo. Forma bastante anéis de lacing nas laterais do copo.

Seu aroma é muito límpido, saboroso e bem definido. Belíssima sensação de lúpulo, com um fundo quase fenólico, algo entre o floral e o piney/pinha, com um final frutado de grapefruit e ponkan. Intensidade bruta, rústica e incrivelmente não extrema. Base maltada com notas de casca de pão, toffee, madeira/defumação, castanhas e frutas cristalizadas. Off-flavors nulos. Conjunto delicado, porém sofisticado em lúpulo, com pouquíssimos tons cítricos. Excelente buquê.

Na boca, seu perfil resinoso e de pinha é extremo desde o início, como não ocorre no aroma. Amargor muito forte, terminando meloso e frutado, com sensação de tamarindo, nectarina/lichia, casca de laranja e toffee/caramelo. Mas absolutamente sempre o que predomina é o amargor resinoso, que beira o salgado. Retrogosto seco, adstringente, bastante amargo e longo/duradouro, remetendo a malte doce, butterscotch, leve defumado/amadeirado e um final profundo em resinoso/lúpulo. Cerveja de corpo macio e sedoso. Carbonatação mediana, pouco interferindo na percepção das notas, contribuindo para a maciez da textura. Álcool muito bem inserido, coadjuvante. Drinkability ótima; trata-se de uma IPA super refrescante, fácil de beber, com uma secura final que chama novos goles. Muita personalidade.

Pois é!!! Essa Odell IPA é realmente uma referência em termos de American IPA. Ela é perfeita para lupulomaníacos, muito potente, mas sem apelar. Funciona muito bem para demonstrar o que é a sensação resinosa de lúpulo. Intencionalmente, o gole não passa nem perto de ser equilibrado, mas ainda assim, não desagrada. Muito pelo contrário, funciona bem como Session Beer ou em harmonização. Totalmente recomendada, sem pestanejar!

Detalhes

Degustada em
16/Dezembro/2013
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
EAP
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se