Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.7 27
Estados Unidos
Luan Ferre
Luan Ferre
28 de Janeiro de 2012 5534
Avaliação Geral
 
3.6
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
13/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Essa Chipotle Ale é a Chile Beer produzida pela sempre inovativa cervejaria Rogue Ales, de Oregon, EUA. Na taça exibe uma belíssima coloração avermelhada, um âmbar bem escuro, cor de mogno. Cerveja bem turva, mas sem sedimentos e com poucos veios de efervescência visíveis. Forma uma camada baixa e tímida de creme claro, fugaz, com minúsculas bolhas, repousando fina película sobre o líquido, que durou até o fim do copo. Deixa poucos rastros de lacing retidos nas laterais.

Seu aroma é potente, maltado e com evidente defumado. Notas bem densas de pão/casca, torra, butterscotch, madeira, defumação/frios/embutidos (bacon e carne curada), pimenta seca, noz moscada, baunilha e frutas secas. Lúpulo bastante ausente, para dizer o mínimo. Absolutamente sem off-flavors. Complexidade bem diversificada, mesmo sem notas lupuladas. Está dentro daquilo que se espera para o estilo e para a cervejaria em questão. Buquê robusto, curioso, muito atraente; para fugir do extremismo de lúpulos tão habitual em rótulos norte-americanos.

Na boca, percebe-se que, se antes havia qualquer impressão de dulçor, ela cedo se esvai. A cerveja traz marcante amargor tostado, de maltes secos, amadeirados, e muita sensação picante e defumada, lembrando claramente uma Rauchbier. Impressão apenas marginal de toffee/butterscotch e de fenóis de noz moscada e canela. Lúpulo prossegue imperceptível. Retrogosto seco, quente, picante, muito prolongado, remetendo à maltes secos, tostados, bacon/fumaça e condimentos (dentre outros, mascavo). Ardor que permanece por certo tempo no fundo da garganta. Cerveja de corpo levemente sedoso, com textura leve, mineral, quase aguada. Carbonatação média, com uma crocância que contribui para o gole, causa frescor. Álcool absolutamente discreto. Drinkability boa, limitada talvez pelo caráter intenso de defumação e ardência, mas contrabalanceada por um corpo leve e por um gole crocante. Mais leve e refrescante do que qualquer impressão inicial, o que surpreende positivamente e torna a cerveja bebível em quantidade.

Pois bem, essa Amber Ale apimentada é uma grata surpresa advinda da Rogue. Se não é equilibrada, compensa com enorme harmonia, mesmo possuindo o handicap em termos de lúpulo. Traz uma inesperada defumação, que somada a carbonatação, resulta em densidade e frescor, resulta em drinkability positiva. Cerveja complexa. Não é fácil de se gostar à primeira vista, mas sabendo analisar friamente, percebe-se ser um rótulo muito bem pensado e executado. Ótima execução da Rogue. Totalmente recomendada!!! Abre portas para demais rótulos focados na adição de pimenta.

Detalhes

Degustada em
26/Novembro/2014
Envasamento
Volume em ml
650 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 2 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se