Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.1 41
Estados Unidos
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
10 de Dezembro de 2009 8359
(Atualizado: 01 de Fevereiro de 2015)
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Esta Flying Dog Horn Dog é do estilo Strong Ale, sub-estilo American Barleywine (vinho de cevada), este caracterizado por cervejas de alta fermentação potentes e robustas, em regra envelhecidas, que apresentam coloração variável e creme que vai do fugaz ao abundante; o aroma e o paladar trazem notas maltadas intensas com sensação de caramelo e panificação, alguns ésteres frutados e lúpulo assertivo que vai de alto a muito alto, com sensações cítricas e resinosas. O corpo é denso, a carbonatação é variável e teor de álcool pode chegar aos ABV 12%. É um estilo cujos exemplares se prestam à guarda, a exemplo de bons vinhos. As cervejas inglesas no estilo possuem uma base de maltes mais rica, amargor terroso e um perfil mais equilibrado do que as congêneres americanas. Diga-se, a propósito, que apesar do equilíbrio tender ao amargor numa American Barleywine esta não chega a se confundir com uma Imperial IPA americana, na qual o amargor costuma ser extremo e a base maltada menos musculada.

É produzida pela Cervejaria Flying Dog, instalada na cidade americana de Frederick/Maryland. A história da cervejaria remonta ao ano de 1990, tendo sido fundada pelos amigos George Stranahan e Richard McIntyre. O nome escolhido, conforme consta no site da cervejaria, se deve a uma pintura a óleo dum cão que parecia se elevar acima do chão, visto numa expedição ao monte K2 no Paquistão no ano de 1983 – tal gravura serviu de inspiração. O portfólio é vasto e este é o segundo rótulo que degusto (antes Gonzo Imperial Porter), tendo na adega ainda o rótulo Raging Bitch e mais alguns exemplares dos degustados.

Vintage 2010 - validade 08.01.2014. A garrafa é de 355 ml, cor marrom, tampa preta com o símbolo da cervejaria. A maioria dos rótulos da casa traz a figura dum cão nas mais variadas representações e situações. Este não foge à regra e se apresenta criativo e colorido em tons de azul, laranja, violeta, ostentando a figura de um cão raivoso, em pé, com um chifre enorme e que, de certo modo, lembra Godzilla. Em letras grandes se lê as expressões ‘Horn Dog’ e ‘Barley Wine Style Ale’, bem como a expressão ‘Good people drink good beer.’ – Hunter S. Thompson. Na lateral do rótulo há informações de IBU (45), ABV (10,2 %), ingredientes e Importador na Holanda (exemplar destinado ao mercado europeu). A gravata, igualmente colorida, repete os símbolos postos no rótulo. Não sei se era a intenção da cervejaria, mas na internet se encontra referências que dizem que a expressão ‘horndog’ é usada para designar um homem que demonstra excitação abundante.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração acobreada com nuances avermelhadas, medianamente turvo, espuma bege de bela formação e consistência, com bolhas médias e razoável manutenção. Rendas se formaram e ao girar a taça as paredes laterais do vidro ficam tomadas pelo líquido viscoso, mais ou menos como bolinhas de sagu escorrendo - as tais 'lágrimas'; um anel de creme restou mantido ao longo da degustação e perlage (bolhas) foi igualmente vista.

O aroma desta cerveja é bastante convidativo! Aromático e complexo exala um verdadeiro festival de sensações pelo qual se percebem nuances de torrefação, caramelo, chocolate, toffee, baunilha, açúcar mascavo, leveduras, frutas secas (ameixas), tostado/madeira e lúpulo com perfil cítrico (toranja) e herbal (pinheiro). O álcool volatiza bem, mas de forma agradável.

No paladar o líquido se apresenta licoroso e reitera a complexidade exposta ao olfato, amplificando-a. De caráter inicialmente adocicado percebe-se na cerveja uma forte base maltada com nuances de caramelo, chocolate, toffee, baunilha, açúcar mascavo, leveduras, frutas secas (ameixas), tostado/madeira e vinho do porto. O lúpulo (IBU 45) apresenta perfil cítrico (toranja) e herbal (pinheiro), mas não rouba a cena. O final se mostra agridoce e picante e o retrogosto é levemente torrado, alcoólico e persistente. O álcool de 10,2% ABV é potente e confere agradável aquecimento na garganta, mas é bem inserido e ajuda a lavar a boca. O corpo é médio-alto e a carbonatação é média. A palatabilidade (drinkability) é muito boa e apesar da 'boca cheia' a cerveja foi fácil de beber.

Degustação altamente prazerosa, proporcionada por um conjunto complexo, encorpado e equilibrado. O amargor resta suavizado o que surpreende um pouco, considerando o que se costuma ver em exemplares americanos.

Recomendo muito e muitas!

Detalhes

Degustada em
04/Janeiro/2015
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
http://www.speciaalbierpakket.nl/
Preço
€ 4,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se