Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.2 30
Estados Unidos
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
26 de Março de 2009 14996
Avaliação Geral
 
4.2
Aroma
 
9/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
Versão 2011 da Three Philosophers, um dos carros-chefe da cervejaria Ommegang, do estado de NY. Portanto, são 4 anos de guarda para essa beleza Quadrupel. Belo e sofisticado visual em taça. Trata-se de uma cerveja de coloração marrom-escura, avermelhada, cor de chocolate. Apresenta perfil turvo, repleto de efervescência e com alguns sedimentos em suspensão. Formou uma camada bem fugaz e sparkling de creme bege claro, que se dissipou rapidamente e sumiu do líquido. Sem lacing.

Quanto ao aroma, traz notas bastante robustas e complexas desde o início, com imenso destaque aos frutados escuros e aos fenóis de condimentos. Riqueza de notas: casca de pão, toffee/butterscotch, torra, café/chocolate, madeira, amêndoas/nozes, ameixas, passas, figos, cerejas selvagens e berries variadas; muita canela, noz moscada, açúcar mascavo, baunilha e cravo. Pelo teor alcoólico, até que a característica vinosa é bem sensível, sutil. Complexidade excelente. Sem off-flavors. Buquê perfumado e requintado, que evolui consideravelmente com o aumento da temperatura.

Na boca, seu dulçor é notável. Desde o início há um profundo frutado (berries e frutas escuras, como no aroma), bem como muito maltado/caramelado. Amargor apenas marginal, mais proveniente de torra, com um certo café e achocolatado amargos de fundo. Muita sensação de temperos, notavelmente canela e noz moscada, com pontadas picantes no palato. Ocorrem também pontadas quentes de álcool, aquela famosa "quentura", mas sem exageros. Retrogosto seco e adstringente, bem duradouro, com certa defumação, remetendo a torra/café/chocolate, noz moscada, madeira e ameixas/passas. Cerveja de corpo médio, textura macia, bem sedoso, quase aveludada. Carbonatação mediana, com uma crocância que se mistura à percepção de notas na língua. Álcool absolutamente bem inserido no contexto, sem destoar. Drinkability muito boa, pois apesar da complexidade de doçura e condimentos e do grau de álcool, ela é fácil de beber e desce fácil. Mas, que não se deixe enganar, ela é uma típica Sipping Beer, sem dúvidas.

Excelente Quadrupel da Ommegang. Mas a meu ver, não segue tão rigorosamente a escola belga de Ales. Muito menos, segue a tendência extremista norte-americana. Essa Three Philosophers se coloca numa posição muito particular, com uma característica frutada e tostada muito única, com ésteres e fenóis diferentes das Quadrupel belgas, se postando mais secos e/ou mais picantes. Acho que essa cerveja só perdeu pontos em características muito pequenas, como formação de espuma ou crocância um pouco fora. Trata-se de uma referência. Absolutamente recomendada!!!

Detalhes

Degustada em
27/Maio/2015
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

1 resultados - mostrando 1 - 1
Ordenar
Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
27 de Maio de 2015
Invejei!!!!
1 resultados - mostrando 1 - 1
Cadastre-se