Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.4 10
França
Ricardo Bertolini
Ricardo Bertolini
20 de Novembro de 2010 2427
(Atualizado: 19 de Junho de 2011)
Avaliação Geral
 
3.5
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
14/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
7/10
Essa francesa traz uma aparência bem bonita, como uma coloração marrom/bege, opaca e turva, com bastante sedimentos. Formou uma camada gigantesca de creme claro, disforme e cheio de pequenas bolhas, que assentou lentamente, deixando muitíssimo lacing na taça.

Seu aroma desprende facilmente e traz muito lúpulo herbal e fermento. Solta notas de pinha, grama, fenóis de coentro e cravo, além de algum frutado como pêra, melão, uva verde, toranja e casca de laranja. O malte (pão, toffee e caramelo) acaba relegado a um papel secundário no olfato, que mesmo desequilibrado não se torna enjoativo.

No saboroso paladar aparece um pouco de acidez/azedume, doçura caramelada e mel/melaço durante todo o gole, remetendo a casca de pão e a biscoito. O amargor, o fenólico e o condimentado funcionam agora como base e surgem com mais intensidade ao final do gole. Retrogosto seco e persistente, trazendo de volta a citricidade do lúpulo e um amargor residual que chama novos goles, além de fracos traços maltados (miolo de pão). Seu corpo é médio/leve, quase sedoso. Apesar de sua espuma gigantesca, a carbonatação é baixa, sem crocância alguma. Álcool perfeitamente bem inserido no conjunto. Ótima drinkability, com caráter interessante e boa refrescância.

Essa Etoile me agradou bastante, apresentando um conjunto com bastante harmonia no paladar, apesar das sensações maltadas serem mais discretas do que o esperado. Aliás, o lúpulo se mostrou extremamente saboroso nesse rótulo, sem nunca perder potência. Surpreendeu também pela espuma gigantesca que apresentou quando a garrafa foi aberta e fez vazar metade da minha garrafinha. Recomendo essa francesinha com facilidade, ela é ótima!

Detalhes

Degustada em
19/Junho/2011
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
EAP
Preço
R$23
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se