Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.2 2
(Atualizado: 29 de Julho de 2012)
Avaliação Geral
 
3.0
Aroma
 
7/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
11/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
6/10
Essa Bière aux Myrtilles de l'Ardèche é a última cerveja da linha da Brasserie Bourganel que degustei. Ela é elaborada utilizando suco de mirtilos selvagens (blueberries) da região de Ardèche no sul da França.

Seu visual é bastante bonito. Ela é uma cerveja escura, de tonalidade mogno, entre castanho e avermelhado. Ela é turva e não se percebe muita efervescência no líquido, tampouco sedimentos. Forma uma camada média/pequena de espuma clara, macia e cremosa, que assentou rapidamente, deixando somente uma fina película. Deixou traços bem definidos de lacing ao redor do copo.

Seu aroma é bastante forte, desprende fácil e traz muita sensação de berries, não somente de blueberries, mas também de amoras e framboesas. Toda essa carga muito frutada e esterificada acaba encobrindo as sensações mais básicas de malte (pão, biscoito, toffee e castanhas) e lúpulo floral. Fica uma sensação ao mesmo tempo saborosa e ligeiramente artificial (remetendo a bala, chiclete e confeitos). Ao menos não demonstra possuir off-flavors.

Na boca, ainda ocorre largo predomínio das berries, mas o conjunto aparenta possuir mais harmonia. O malte aparece mais, com notas secas e carameladas. Mas no final do gole predominam os ésteres adocicados frutados e o azedinho, com apenas discreto amargor residual. O retrogosto é suave, prolongado, refrescante; levemente cítrico, com notas bem definidas de mirtilos/amoras. O corpo dessa cerveja é bem leve, beirando o aguado. A carbonatação é média, com perceptível crocância, acima do desejável. O álcool é totalmente imperceptível, muito bem inserido. O drinkability é boa, pois embora falte mais personalidade de malte e lúpulo no gole, a cerveja é leve, refrescante, fácil de tomar e com bastante sabor.

O resultado final agradou. Embora seja uma cerveja na qual predomine o adjunto, essa Bière aux Myrtilles de l'Ardèche é uma Fruit Beer bastante agradável, suave e saborosa, que lembra a escola belga de cervejas com adição de frutas. Trata-se portanto de um certeiro e criativo rótulo da Brasserie Bourganel, com inspiração em um estilo já tradicional. Certamente poderia ser mais destacada no paladar, mas ainda sim é uma cerveja que pode servir ou para harmonizações ou como Session Beer, principalmente para o público feminino. Vale a degustação!!!

Detalhes

Degustada em
27/Julho/2012
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Melograno
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se