Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.1 27
França
John Bahiense
John Bahiense
04 de Julho de 2011 10235
(Atualizado: 10 de Dezembro de 2013)
Avaliação Geral
 
3.5
Aroma
 
6/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
14/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
A "Brasserie Pietra" foi fundada em 1996 na grande ilha mediterrânea de administração francesa, a Córsega. Propriedade do casal Armelle e Dominique Sialelli, a ideia de montar o que viria a ser a primeira cervejaria corsa surgiu em 1992 enquanto assistiam um show. Mas eles não queriam apenas uma cerveja feita na Córsega e sim uma cerveja com características típicas do local. Assim, após muitas pesquisas, decidiram fazer uma cerveja utilizando farinha de castanha portuguesa ("Castanea sativa"). Muito mais do que um alimento popular na ilha, a farinha de castanha representa a própria identidade do povo corso, também apelidado de "civilização da castanheira". Para homenagear Pietraserena - o pequeno vilarejo corso em que nasceram - o casal resolveu dar o nome de "Pietra" a sua cervejaria.

Com uma tiragem anual de mais de 25.000 hectolitros de cerveja, desde 2003 também produzem um refrigerante chamado "Corsica Cola".

Primeiro rótulo lançado, a "Pietra Biera Corsa Ambrée" é uma cerveja da família das 'lagers' que leva a mistura de malte de cevada e farinha de castanha portuguesa durante o "mashing" (primeira fase da brassagem).

Líquido translúcido de coloração similar à mel. Na taça forma colarinho bege abundante de longa persistência.

Aroma pronunciado de malte com evidente presença de castanha portuguesa. Suave tostado e leve traço de fermento acompanham notas florais de lúpulo.

O paladar traz marcante dulçor graças à combinação de malte levemente tostado/caramelizado com os açúcares provenientes da farinha de castanha. Sugestão de pão doce e mascavo se contrapõem ao sutil amargor dos lúpulos. De corpo médio e carbonatação elevada, possui excelente 'drinkability. O final é maltado, levemente tostado e condimentado.

Cerveja unidimensional, porém bastante saborosa e fácil de beber. Daria uma ótima opção para o dia-a-dia caso custasse menos.

Detalhes

Degustada em
09/Dezembro/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Tauste, Marília - SP
Preço
R$ 12,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se