Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

Holanda Mauricio BeltramelliMauricio Beltramelli 16 de Setembro de 2008 18005
(Atualizado: 24 de Julho de 2016)
Avaliação Geral 
 
3.4
Aroma 
 
6/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
13/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
7/10
Foi em 1915, na pequena vila holandesa de Arcen, que quatro amigos cervejeiros resolveram se unir para fundar uma cervejaria. Inicialmente chamada de "Cervejaria a Vapor do Círculo de Amigos"(Stoombierbrouwerij De Vriendenkring, em holandês) ela começou a fazer somente cervejas de baixa fermentação - algo que a diferenciava da maioria das concorrentes na época.

Durante a Segunda Guerra, seu prédio foi tomado pela tropas alemãs e serviu de quartel general por ter paredes grossas. O local calhou de ficar bem no meio do campo de batalha ao final do combate, e por isso ainda hoje os visitantes podem ver algumas marcas de balas.

Para completar, nos anos 80 a cervejaria desempenhou um importante papel no renascimento da cultura cervejeira dos Países Baixos.

HERTOG JAN, OU "DUQUE JOÃO"

O nome presta homenagem ao Duque João I de Brabante e foi originalmente criado para encabeçar uma linha de cervejas com os mais variados estilos. Apenas em 1998 - três anos após a empresa ter sido comprada pela "Interbrew" (hoje "AB-Inbev") - é que o termo passou a designar também a cervejaria.

GRAND PRESTIGE *Safra 2015

Acondicionada numa linda garrafa de cerâmica rolhada, trata-se de uma 'Barleywine' feita com quatro tipos de malte e validade indeterminada.

Líquido castanho avermelhado, permitindo pouca passagem de luz. Na taça forma um dedo de creme bege de média duração.

Menos expressivo do que se poderia supor, o aroma traz nuances de toffee e caramelo com ligeiro tostado, lúpulo herbáceo e álcool bem comportado.

O sabor segue na mesma linha: malte caramelizado/tostado com moderado dulçor, toffee, notas herbáceas/condimentadas de lúpulo, amargor suave e um sutil toque de ameixa. O álcool é tão bem inserido que num teste cego seria difícil apontar o alto ABV. Corpo médio, carbonatação contida. Interessante sugestão de hortelã pincela o final doce e maltado. Drinkability relativamente alta considerando-se o estilo.

Se por um uma mostra pouca complexidade, por outro é delicada e muito elegante. Uma 'Barleywine' tranquila para se beber com os amigos e até introduzi-los ao assunto se assustá-los. Afinal, mesmo não sendo um espetáculo, costuma ter ótimo custo-benefício no mercado nacional.

Detalhes

Degustada em
21/Julho/2016
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Empório da Cerveja
Preço
R$ 30,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se