Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.5 39
Holanda
Gustavo Silva
Gustavo Silva
24 de Novembro de 2013 14205
(Atualizado: 10 de Novembro de 2017)
Avaliação Geral
 
3.7
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Foi em 1915, na pequena vila holandesa de Arcen, que quatro amigos cervejeiros resolveram se unir para fundar uma cervejaria. Inicialmente chamada de "Cervejaria a Vapor do Círculo de Amigos"(Stoombierbrouwerij De Vriendenkring, em holandês) ela começou a fazer somente cervejas de baixa fermentação - algo que a diferenciava da maioria das concorrentes na época.

Durante a Segunda Guerra, seu prédio foi tomado pela tropas alemãs e serviu de quartel general por ter paredes grossas. O local calhou de ficar bem no meio do campo de batalha ao final do combate, e por isso ainda hoje os visitantes podem ver algumas marcas de balas.

Para completar, nos anos 80 a cervejaria desempenhou um importante papel no renascimento da cultura cervejeira dos Países Baixos.

HERTOG JAN, OU "DUQUE JOÃO"

O nome presta homenagem ao Duque João I de Brabante e foi originalmente criado para encabeçar uma linha de cervejas com os mais variados estilos. Apenas em 1998 - três anos após a empresa ter sido comprada pela "Interbrew" (hoje "AB-Inbev") - é que o termo passou a designar também a cervejaria.

DUBBEL

Exemplar feito com malte de cevada, amido de trigo, açúcar, lúpulo e corante caramelo.

De coloração marrom avermelhada e aspecto enevoado, forma um dedo de colarinho bege de média duração.

Aroma predominantemente frutado, remetendo à ameixa seca e licor de cereja. Toques de caramelo pincelam em segundo plano.

Na boca mostra corpo médio, com moderado dulçor caramelado de malte e carbonatação elevada. Traços esterificados e leve fenólico projetam notas de ameixa seca, cereja em calda e suave pimenta do reino em conserva. Álcool presente, porém dentro do contexto. O final chega equilibrado, igualmente maltado e frutado, pouco adocicado. Ótima drinkability.

Dubbel bem justa, com excelente custo-benefício.

*Validade: 11/2017

Detalhes

Degustada em
10/Novembro/2017
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Empório da Cerveja
Preço
R$ 25,93 - promoção
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se