Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.7 2
Holanda
Pedro Bianchi
Pedro Bianchi
11 de Dezembro de 2011 2396
Avaliação Geral
 
4.6
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
19/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
A Emelisse IRS PEATED é do estilo Russian Imperial Stout que caracteriza cervejas de alta fermentação, com pouco gás, forte sabor de chocolate, café e maltes torrados, coloração muito escura e grande complexidade tanto no aroma quanto no sabor. A história do estilo remonta ao século XVIII época em que a Corte Imperial da Rússia teria viajado a Londres e, tendo gostado das Stouts locais, encomendou barris daquela cerveja. Entretanto, a longa viagem através do mar Báltico terminava por estragar a cerveja. A solução foi desenvolver uma stout robusta e alcoólica o suficiente para suportar a viagem, preservando a cerveja e impedindo que ela congelasse. Esse tipo de stout foi batizada de Russian Imperial Stout, ou simplesmente Imperial Stout.

É produzida pela Cervejaria Emelisse, fundada em 2004, e instalada na cidade de holandesa de Kamperland distante cerca de 160 quilômetros da capital Amsterdã. Destaca-se, ao lado da Cervejaria De Molen, como sinônimo de inovação em cervejas artesanais de qualidade e seu vasto portfólio merece ser buscado e apreciado.

Validade 2013. A garrafa é de 330 ml, cor marrom clássico, e o rótulo é branco sem ilustrações além do nome da cerveja. Destaque para a riqueza de informações tais como ingredientes (em vários idiomas), graduação alcóolica, escala de Plato (açucares fermentáveis), amargor (EBU), turbidez (EBC - escala mais usada na Europa) etc. Diga-se que a versão White Label (etiqueta branca), como a da versão que ora degusto, se refere à edições limitadas das cervejas especiais e repetidas (PEATED) com algum diferencial na receita ou envelhecidas em barris de whisky, por exemplo, além da declarada utilização de malte de whisky holandês.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração enegrecida, não translúcido, espuma bege de exuberante formação e consistência, densa, de destacada manutenção e com bolhas grandes. Ao girá-la na taça as paredes laterais do vidro ficam tomadas pelo líquido viscoso mais ou menos como bolinhas de sagú, ou lágrimas, escorrendo. Maravilha! Perlage (bolhas) praticamente imperceptível.

O aroma desta cerveja é realmente digno de elogios! Intenso, aromático, instigante, agradável e muito complexo. Notas de maltes torrados, chocolate amargo, café, caramelo, tabaco evidente (talvez um pouquinho excessivo), turfa/terra, uísque, frutas escuras e diminuto lúpulo.

No paladar o líquido amplifica as sensações olfativas. De textura cremosa e um tanto espessa percebe-se na breja um adocicado inicial, notas bem presentes de malte torrado, chocolate amargo, melaço, baunilha, seguidas de tabaco bem intenso, turfa, uísque e sutil lúpulo. O amargor deve-se mais aos maltes torrados que propriamente aos lúpulos. O final se mostra seco e torrado e o retrogosto é longo e alcóolico. A carbonatação é baixa e o corpo é médio-alto e apesar disso dá pra degustar fácil umas duas ou três garrafas. O álcool de 11,0% ABV é muito bem inserido e dá um agradável calor na garganta, mas não consegue roubar a cena ante tanta complexidade. Enfim, está em harmonia com o belo e prazeroso conjunto. A drinkability é excepcional!

Tenho outra garrafa e pretendo deixá-la evoluindo.

Imperdível!

Detalhes

Degustada em
21/Julho/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
www.speciaalbierpakket.nl
Preço
€ 4,15
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se