Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.4 1
Inglaterra
Fabiano Pereira
Fabiano Pereira
11 de Março de 2014 1157
(Atualizado: 13 de Março de 2014)
Avaliação Geral
 
4.4
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
A Moor JJJ IPA é do estilo Imperial/Double IPA, versão "turbinada" duma IPA normal. Sua origem remonta ao lançamento da Rogue IPA nos idos de 1996. É ligeiramente mais escura que uma IPA devido ao uso de malte em maiores quantidades pela necessidade de equilibrar a cerveja que possui quantidades quase absurdas de lúpulo (variedades americanas e inglesas, em regra). Desta combinação resulta um perfil amargo, mas refrescante. A coloração varia do âmbar ao acobreado; aroma e sabor se apresentam dominados pelo lúpulo, o corpo não é alto e a graduação alcoólica pode variar entre os 7,5% e os 10%. No geral é um estilo fácil de beber, sobretudo para os amantes do lúpulo.

É produzida pela Moor Beer Company, surgida em 1996 numa antiga fazenda de gado leiteiro nos arredores da cidade de Somerset/Inglaterra. Passou por algumas dificuldades e em 2007 foi adquirida pelos americanos Justin e Maryann Hawke que tentam fundir o clássico estilo inglês com a pegada dos lúpulos americanos. Trata-se de uma cervejaria que vem se destacando no Reino Unido e ganhando espaço com o apelo de produtos artesanais. O portfólio é vasto e este é o primeiro rótulo que degusto, mas tenho na adega a Old Freddy Walker (Old Ale sazonal de Natal) e a Moor Fusion 2013 (é a Freddy Walker envelhecida em barris de cider brandy - destilado de maça produzido localmente).

Vintage 2013 - validade 31/03/2014. A garrafa é de 660 ml, cor marrom, tampa prateada, e o rótulo se apresenta numa espécie de flâmula nas cores vermelho e branco e traz em letras grandes o nome da cervejaria, o do rótulo e o estilo. Há ainda menção à graduação alcoólica ABV (9,5%), ingredientes, e a expressão: - 'Each of our beers has its own distinctive character. We subscribe to the cyclops system to help easily describe each one.' (Cada uma de nossas cervejas tem o seu próprio caráter distintivo. Nós concordamos com o sistema de ciclope para ajudar facilmente descrever cada um). Trata-se de uma escala/tabela que indica o estilo, as sensações visuais, olfativas e gustativas, além do quantum de amargor e adocicado. Por fim, o rótulo amealhou diversos prêmios internacionais entre 2008 e 2013.

Vertida na taça o líquido revelou uma coloração com nuances acobreadas, semelhante ao chá-matte. A translucidez é mediana e há deposição de sedimentos no fundo da garrafa, os quais, servidos ao final, entraram em suspensão e proporcionaram turbidez total ao líquido. A espuma branca é de discreta formação (1 dedo), cremosa e de manutenção satisfatória. Perlage (bolhas) numerosa e pequeninas.

O aroma se apresenta com muita complexidade e intenso perfume, desprendendo-se bem. Revelou uma bela base maltada com nuances de caramelo, toffee, pão e tostado e poderosos e suculentos lúpulos aromáticos com perfil frutado cítrico (casca de laranja, grapefruit, maracujá), além de pêssego, damasco, floral, resinoso e herbal (grama cortada). O álcool é potente e facilmente perceptível.

No paladar o líquido amplifica as sensações olfativas, restando tão mais rico e intenso. De início adocicado brinda-nos com notas maltadas com nuances de tostado, pão, toffee e caramelo e a seguir assoma à boca potentes notas frutadas cítricas de maracujá, grapefruit, casca de laranja, além de pêssego, damasco, sensações de grama cortada, pinho, resina e floral, num verdadeiro festival que preenche a boca. O final se apresenta amargo, seco e agradavelmente adstringente. O retrogosto é agridoce(!), floral, alcoólico, picante e duradouro (coisa querida!). O álcool de ABV 9,5% é vincado e bem saliente, mas não agride e, ao contrário, proporciona suave e delicioso aquecimento. De caráter aveludado apresentou corpo médio e carbonatação média-baixa. A drinkability é ótima - fácil de beber, sobretudo para os que flertam com cervejas hiper lupuladas.

O conjunto se mostrou um tanto bruto, mas harmonioso e equilibrado apesar da elevada carga de lúpulos (IBU 85) e do caráter pendendo ao amargor. Em alguns momentos lembrou uma barleywine. Belíssima Imperial IPA inglesa com alma americana.

Recomendo muito!

Detalhes

Degustada em
09/Março/2014
Envasamento
Volume em ml
660 ml
Onde comprou
http://www.saveur-biere.com/
Preço
€ 10,50
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se