Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.6 460
Irlanda
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
22 de Agosto de 2008 99324
(Atualizado: 19 de Março de 2009)
Avaliação Geral
 
3.4
Aroma
 
6/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
12/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Nada melhor para comemorar o dia vindouro de São Patrício do que uma Guinness. Um clássico absoluto; você pode até não gostar muito dela, mas não pode negar que tem presença, carisma e personalidade. Trata-se de uma dry stout suave e gentil no paladar, que se destaca verdadeiramente pelo seu corpo.

Ao ser derramada no copo, causa um maravilhoso efeito de cascata invertida, causado pela lenta formação do creme, com bolhinhas minúsculas de hidrogênio em ascensão. Formada, a espuma se apresenta incrivelmente cremosa e duradoura, apesar de pouco volumosa, deixando marcas incríveis no copo. Culpa da cápsula de pressão no interior da lata, que causa aquele barulhinho quando ela é aberta. O efeito visual é potencializado pelo contraste entre o líquido preto profundo (com reflexos vermelhos leves contra a luz) e o claro creme bege. O aroma é suave, com torrefação dominante, sugestão de café, uma nota lupulada herbal, cinzas e ainda uma nota que remete a laticínios. O sabor segue a mesma linha: sem nenhuma doçura perceptível, tem um amargor dominante sem ser agressivo, bastante leve, o que aumenta sua drinkability. Na boca, traz um sabor bastante atenuado: as notas torradas se revelam mais na saída e no retrogosto longo e amargo, trazendo malte torrado dominante, pão preto, café e cinzas, tudo com um suave herbal lupulado de fundo. O creme, levemente adocicado, traz uma nota lática. O corpo é o verdadeiro destaque desta cerveja, o que lhe dá seu perfil diferenciado: leve, macio e cremoso, sem nenhum carbonatação, dando sensação de cerveja choca. Pode até ser um pouco incômodo (eu não gosto tanto), mas é sua característica marcante e aumenta sua suavidade.

Uma stout que prima pela sua suavidade, ganhando destaque dentro do estilo. Tem no corpo e nessa suavidade seu grande trunfo, que inclusive lhe permitiu conquistar uma enorme aceitação. O sabor, em compensação, é pouco intenso e não tem complexidade, deixando um pouco a desejar a paladares mais exigentes. Uma cerveja imperdível, mas não necessariamente ótima.

Detalhes

Degustada em
14/Março/2009
Envasamento
Volume em ml
440 ml
Onde comprou
Cervejaria Munique
Preço
R$ 15
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se