Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.2 2
Itália
Pedro Bianchi
Pedro Bianchi
27 de Outubro de 2011 2125
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
Uma das melhores criações cervejeiras da Itália que tive a chance de provar. A Maltus Faber é uma cervejaria com apenas 6 anos de vida, que tem sede na cidade de Genova e já conquistou alguns prêmios, dois deles com a sua Extra Brune, uma Dark Strong Ale licorosa e potente. Há ainda uma edição especial com base nesta mesma cerveja, porém maturada por pelo menos 6 meses em barris de madeira, anteriormente usados para fabricação de vinho tinto, o que acaba trazendo aromas vinificados e selvagens a cerveja. Tive a chance de provar uma Vintage 2009, ou seja, já com 2 anos de guarda.
Apresentou uma coloração marrom escura, levemente avermelhada, com pouquíssima translucidez. Acima do líquido, um creme bege, volumoso, cremoso, mas que não tem uma persistência das mais altas, o que é justificável pelo alto teor alcoólico.
O delicioso perfume remete a leveduras selvagens numa boa combinação entre sal de frutas, couro e os toques frutados de ameixas, framboesa e uva roxa, bem doce. Aromas mais ácidos também estão presentes, lembrando vinho tinto e até vinagre de maçã, mas são quebrados pela doçura maltada de caramelo e chocolate. Obviamente, é possível notar os aromas amadeirados, que vão se tornando mais evidentes com o aumento de temperatura.
O paladar é muito bem definido, com os maltes amaciando a boca com tons adocicados, preparando para uma marcante acidez que lembra as Lambic. O final acaba mostrando um pouco dos maltes torrados e uma leve sensação picante dos lúpulos e do álcool, deixando um retrogosto que lembra um vinho fortificado.
A combinação entre a cerveja licorosa e a maturação longa nos barris de vinho, funcionou perfeitamente. Um verdadeiro banquete para quem, como eu, gosta de Sour Ales potentes e marcantes.

Detalhes

Degustada em
24/Setembro/2011
Envasamento
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se