Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.9 4
Itália
Pedro Bianchi
Pedro Bianchi
16 de Maio de 2011 2846
(Atualizado: 17 de Dezembro de 2011)
Avaliação Geral
 
3.7
Aroma
 
8/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
7/10
Essa foi a primeira da Grado Plato que degustei. Logo uma Stout, já que sou grande fã desse estilo como um todo.

Na aparência a cerveja surpreende logo de cara pois praticamente não há formação de creme/espuma. Resta somente fina película cremosa sobre o líquido, que desaparece após certo tempo. Acreditei inclusive que tivesse pego um exemplar comprometido, mas li que ela apresenta normalmente essa timidez inicial. Sua coloração é negra, típica do estilo, com cor de Coca-Cola, totalmente opaca. Não há efervescência. Mas seu aspecto é de ser uma densa Stout. Deixa alguns fracos pontinhos de lacing nas laterais.

No aroma, ela já se mostra diferenciada. Revela abundantes notas adocicadas, tostadas e condimentadas, remetendo a cacau, chocolate, pão preto/australiano, madeira, defumação, alcaçuz, baunílha, condimentos diversos, passas, ameixas, cerejas, castanhas/avelãs. Há um presente, porém coadjuvante, lúpulo herbal. Volatiza um pouquinho de álcool, conferindo característica suavemente vinosa ao buquê. Conjunto no geral, bastante agradável e límpido, sem off-flavors.

No paladar, ela mantém seus tons intensamente secos e tostados/defumados. Mas é uma cerveja ainda muito doce e saborosa, com suas notas achocolatadas, de castanhas e de frutas escuras. Falta lúpulo/amargor para contrabalancear. O gole é bastante saboroso, porém desequilibrado. Adstringência e acidez, no geral, bastante baixas, mas há uma muito sutil sensação láctica. Retrogosto seco, muito persistente, remetendo a café espresso, cappuccino, avelãs, baunílha e passas/cassis. Até pela aveia, o corpo passa de sedoso e chega a ser aveludado/viscoso. A carbonatação é mínima e praticamente inexiste, chegando até a deixar a cerveja com uma sensação choca e desanimada. O álcool é muito discreto e bem inserido, porém notável em certos momentos, devido a sua quentura. Boa drinkability, porém limitada, pois cansa o paladar pelo caráter muito intenso e desequilibrado e/ou pela ausência de crocância.

Essa Chocarrubica é uma excelente Stout de café e chocolate. Mesmo o caráter Oatmeal, relativo à aveia, acaba relegado a um plano secundário. É um rótulo que pende fortemente para doçura e para tons secos de grãos e cereais tostados e que peca na ausência de lúpulo e amargor suficientes para contrabalancear. É muito saborosa sim, e vale a pena degustar. Apenas deve-se levar em consideração esses pontos mais controversos. Recomendo com facilidade! Stout de qualidade!!!

Detalhes

Degustada em
17/Dezembro/2011
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Onde comprou
EAP
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se