Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

Itália Pedro BianchiPedro Bianchi 16 de Maio de 2011 2322
(Atualizado: 24 de Dezembro de 2011)
Avaliação Geral 
 
3.8
Aroma 
 
8/10
Aparência 
 
3/5
Sabor 
 
15/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
8/10
Essa italianinha traz logo de cara uma bela aparência, tipicamente Brown Ale. Sua coloração é marrom escura, quase avermelhada/acobreada. Seu aspecto é limpo, com mínima efervescência e alguma turbidez. Apenas no fim da garrafa traz algumas partículas em suspensão. Formou uma contida camada de creme claro, mas que desceu rapidamente, restando fina película cremosa sobre o líquido. Deixa bastante lacing nas laterais.

O aroma é bastante saboroso e desprende fácil, trazendo uma densa base maltada temperada com saboroso lúpulo herbal e floral. Possui inclusive interessante complexidade de notas: caramelo, toffee, biscoito, casca de pão, cereal/grão, torrefação, defumação, madeira, castanhas, frutas vermelhas e alguns tons cítricos/picantes de lúpulos, como maracujá e grapefruit. Buquê, por sinal, bastante limpo, sem off-flavors. Ponto muito positivo, sem extremismos.

Na boca, as características equilibradas percebidas no aroma se confirmam. O gole é adocicado e amadeirado, porém bem condimentado e picante, com notas carameladas, tostadas e frutadas/cítricas. Final do gole denso e melado, potente em picância e frutas vermelhas, como cerejas. Sobretudo, é um rótulo com muita harmonia entre as sensações periféricas de malte e lúpulo e entre frutados de ésteres e sensações cítricas. O retrogosto é suavemente seco, amadeirado/tostado, remetendo a grãos de cereal, castanhas e mais tons cítricos. O corpo dessa cerveja é leve, com alguma sutil sedosidade. A carbonatação é média/fraca, com crocância macia e suave. O álcool encorpa o gole, mas está perfeitamente bem inserido. A drinkability é muito boa, pois a cerveja possui caráter marcante e características intensas, mas que por estarem bem contrabalanceadas não enjoam.

Essa Sticher da Grado Plato é uma representante do estilo Altbier, tipicamente alemão. Estilo que conta com poucos representantes no mercado, o que dificulta a comparação entre diferentes rótulos. Dentre as características gerais do estilo, me pareceu bastante adequada e bem inserida. Possui uma forte base maltada, mas também conta com lúpulo/amargor marcante. E ainda trouxe ésteres e cítricos muito saborosos. Digamos que é uma Brown Ale turbinada, que agradou bastante. Recomendo fortemente. Excelente cerveja!!!

Detalhes

Degustada em
24/Dezembro/2011
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Onde comprou
EAP
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se