Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.1 4
Itália
Guilherme Damasceno
Guilherme Damasceno
02 de Julho de 2012 3704
Avaliação Geral
 
4.6
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
10/10
A base já é digna da aristocracia da cerveja: a Duchessa, uma Saison produzida com maltes de cevada e de espelta, um cereal ancestral próximo ao trigo. A ela, são adicionadas generosamente uvas Sangiovese. O fermento – de vinho! – se soma ao conjunto, tornando a cerveja mais estranha ainda. Uma vez engarrafada, é adicionado na garrafa o liqueur de tirage. O fermento é removido pelo tradicional método dégorgement e, por fim, adiciona, por fim, o liqueur d’expedition, como o método champenoise exige, além de leveduras de champagne para a segunda fermentação na garrafa. Uma alquimia tão exótica quanto o resultado.

Apesar de se tratar – mais ou menos – de uma Bière Brut, o perfil organoléptico dela se diferencia totalmente das demais: não espere uma Deus ou qualquer outra cerveja desse tipo, principalmente pela base dessas cervejas serem Belgian Golden Strong Ales (ou tripel, no caso da Wäls Brut) e a L’equilibrista é primordialmente uma Saison. Com formação de creme discreta, provavelmente devido a primeira cepa de leveduras, o perlage valoriza a elegância da cor dourada límpida da cerveja. Vinho branco, champagne e maçãs verdes dominam o aroma. No paladar, a cerveja explode e dá voltas nos três mundos em questão, tendo o mel e a vinificação como principais características, além da adstringência dos champagnes. Por fim, o retrogosto é amadeirado. Uma cerveja que se porta com classe desde antes do gole até o próximo.

A cervejaria disse que vai voltar a produzi-la, mas a única produção é de 2010. Percebe-se, pelo relato, que me apaixonei por esse rótulo e, consequentemente, pela cervejaria em questão. Uma pena não ter chegado no Brasil.

Detalhes

Degustada em
23/Junho/2012
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 2 0

Comentários

1 resultados - mostrando 1 - 1
Ordenar
Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
15 de Julho de 2015
Está disponível agora no WBEER!!
1 resultados - mostrando 1 - 1
Cadastre-se