Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.5 2
Itália
DOUGLAS MERLO
DOUGLAS MERLO
12 de Fevereiro de 2012 2156
Avaliação Geral
 
4.4
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
Esta Birrificio Italiano Cassissona vem listada como sendo do estilo Specialty-Beer, que caracteriza cervejas artesanais com algo que a torna especial, como, por exemplo, um tempero único. Pode incluir maltes e cereais pouco comuns, blend de cervejas, combinações de estilos, receitas turbinadas (ou atenuadas), método diferenciado de produção, enfim, algo que lhe confira distinção. A coloração é variável, podendo ser clara ou escura, e a formação da espuma poderá ser influenciada pelo adjunto/processo dito especial; o aroma é harmonioso, mas a ideia do estilo é de que sobressaia, de que seja saliente ou ao menos perceptível, o que torna a cerveja especial; o sabor em regra segue o aroma e repete tais percepções, podendo proporcionar um corpo de leve a pesado.

Para ser mais preciso é uma fruit beer produzida pelo método de decocção com a utilização de maltes Pilsener e caramelo, lúpulos Hallertau Magnum (1ª e 2ª adição) e Hallertau Hersbrücker (3ª adição), além de infusão de bagas de groselha negra (cassis), juntamente com leveduras Saccharomyces Carlsbergensis. É uma cerveja que passa por uma segunda fermentação na garrafa e maturação de 06 meses antes da venda. Em tempo, nas brassagens anteriores foi utilizado xarope, ao invés do fruto fresco nesta safra.
Por oportuno, Decocção é um método tradicional de brassagem que tem como vantagens realçar o sabor do malte e melhorar a clarificação da cerveja. Por tal método, que pode ser simples, dupla ou tripla a depender da repetição, uma parte do mosto é separada, fervida e volta a ser adicionada ao mosto para elevar a sua temperatura.

É produzida por Birrificio (cervejaria) Italiano, fundada em 1997 por Agostino Arioli e seu irmão Stephen na cidade de Lurago Marinone/Como (norte da Itália). O portfólio é bem servido e este é o primeiro rótulo que degusto.

Produzida em 10/01/2013 – validade: 10/07/2015 (30 meses). A garrafa de 750ml é de cor verde musgo e seu formato lembra o requinte dos espumantes; a tampa é prateada e vem envolta em uma espécie de selo semelhante aos encontrados por sobre a rolha dos vinhos. O rótulo é minimalista, de cor roxa, constituído apenas por uma tira disposta de forma oblíqua em torno da garrafa no qual se lê em letras de cor laranja o nome da breja. Vislumbra-se ainda graduação alcoólica ABV (6,4%), temperatura de conservação (2 - 4 ºC), temperatura de serviço (6 – 8 ºC), ingredientes, menção à não pasteurização e à formação de sedimentos bem como o símbolo da cervejaria.
Por fim, constam os seguintes dizeres: - ‘Cassissona è una birra esuberante, gassata, dolce e forte. Ricco e complesso aroma di frutta - primo tra tutti il ribes nero - ed altri sapori/odori nuovi ed intensi. E’ una birra specifica per alcune specialissime situazioni ed è valorizzata al massimo se consumata con dolci e dolcetti a base di frutta oppure - valida alternativa - con formaggi saporiti. Una certa sua "vinosità" fa sì che si adatti piuttosto bene anche a biscotti secchi tipo i "cantucci" senesi. Per la sua dolcezza e per la sua forza, favorisce la languidità e l’abbandono del corpo e della mente. Adatta ai flemmatici o come rimedio specifico per chi soffre di iperefficientismo. Dopo di Lei niente: un numero astronomico di minute bollicine portano - alla velocità di espansione dei gas - molecole profumate (esteri ed alcooli superiori) e massicce dosi di alcool etilico ai pochi sconvolti ed impressionati neuroni del cervello. Non c’è tempo per domande, non è tempo di risposte, mettetevi comodi e godetevi una boccata di vita’.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração alaranjado profundo, totalmente opaco. A última taça trouxe sedimentos em suspensão. A espuma de cor branca se formou de maneira extremamente abundante, bastante densa e com bolhas médias; a manutenção foi destacada, restando formadas algumas rendas e mantido um fino tampão sobre o líquido ao longo da degustação. Perlage (bolhas) perceptível.

O aroma se revelou agradável e saliente, com suaves notas maltadas de pão e baunilha, fermento e um inconfundível, apesar de não intenso, frutado de cassis (groselha negra) que conferiu discreta acidez. O amargor de lúpulo (variedades Hallertau Magnum e Hallertau Hersbrücker) se apresentou com nuances floral e herbal, mas se mostrou coadjuvante e tímido em relação à fruta. O álcool é suave, mas perceptível.

Na boca o líquido se apresenta com uma textura oleosa e de perfil que alia e equilibra adocicado e sutil acidez. O paladar apreende as sensações que outrora permeavam o olfato, aferindo notas maltadas com lembranças de pão, caramelo e baunilha, bem como fermento e frutado (cassis). O amargor de lúpulo, floral e herbal, é sutil e equilibra-se com a acidez da fruta. O final é seco e amargo e o retrogosto é frutado. O álcool de ABV 6,4% é harmonioso e bem inserido. O corpo é médio e a carbonatação é muito alta. A palatabilidade (drinkability) é elevada, bebe-se fácil!

Degustação prazerosa, eis que proporcionada por conjunto complexo e equilibrado. Apesar de eu achar que a fruta poderia se fazer um pouco mais presente a parcimônia no cassis está dentro do que o estilo propõe.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
23/Maio/2014
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Onde comprou
Itália
Preço
€ 10,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 2 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se