Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.9 5
Japão
Mauro Ruellas
Mauro Ruellas
24 de Setembro de 2014 2383
(Atualizado: 27 de Outubro de 2014)
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Instalada na cidade de "Naka", distrito de "Ibaraki", Japão, a "Kiuchi" é uma empresa que desde 1823 vem produzindo saquê e shochu. Seu fundador Kiuchi Gihei, que mantinha um armazém de arroz, teve um dia a ideia de usar as sobras do cereal para fabricar as tradicionais bebidas japonesas. Apenas em 1996, no entanto, a empresa resolveu expandir seu portfólio e entrar no mercado de cervejas com a linha Hitachino. Mais tarde, à partir de 2000, passou a atuar também no plantio de uvas e na fabricação de vinhos.

"Hitachino" é um modo antigo de se referir às "planícies de Ibaraki". Isso porque antigamente o atual distrito de "Ibaraki" era conhecido como "Província de Hitachi".

A Hitachino Nest Commemorative Ale é um rótulo comemorativo que chega ao mercado na época de ano-novo. Feita com maltes "marris otter", "munich", "crystal", "chocolate" e de trigo - ela vem carregada de especiarias como casca de laranja, coentro, canela, favas de baunilha e noz-moscada. Dentre os lúpulos incluem-se "styrian golding", "tettnang", "hallertau" e "saaz". O amargor chega a 28 IBU´s. A unidade degustada é da safra 2014.

Líquido turvo de coloração âmbar. Sua espuma bege tem alta formação e média duração.

Diferenciado, o aroma revela intensa base de malte salpicada por uma nuvem de especiarias. Caramelo e leve tostado remetem à doce de leite em pedaço enquanto notas de canela, baunilha, laranja, noz-moscada e até gengibre (?) brilham ao fundo. Mesmo não encontrando o coentro, o resultado é provocante.

Ao paladar apresenta a mesma dinâmica já anunciada pelo olfato: base adocicada de malte caramelizado, levemente tostado, atravessada por uma intrincada teia de especiarias. Sugestão de bolo gelado e pão doce acompanham pronunciado traço de baunilha. Nuances de noz-moscada, casca de laranja e coentro surgem em segundo plano. A sensação de amargor é baixa. De corpo médio-alto e carbonatação fervilhante, demonstra álcool bem inserido. A 'drinkablity' é mediana. Final longo, doce e condimentado com ligeira picância. Caramelo e especiarias perfazem o retrogosto.

Cerveja estruturada que consegue combinar muito bem a profusão de elementos de sabor que oferece sem transformá-los num "samba-do-crioulo-doido". Grande potencial gastronômico. Coisa fina.


Detalhes

Degustada em
26/Outubro/2014
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Cervejoteca Sorocaba, Sorocaba - SP
Preço
26,50
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se