Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

Noruega Ricardo SangionRicardo Sangion 27 de Outubro de 2012 2231
Avaliação Geral 
 
4.4
Aroma 
 
8/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
18/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
9/10
A Nøgne Sunturnbrew é do estilo Strong Ale, sub-estilo English Barleywine (vinho de cevada), este caracterizado por cervejas de alta fermentação, coloração variável, robustas, em regra envelhecidas e que exalam um aroma bastante frutado de frutas secas, um característico caramelado e notas de panificação. O sabor é rico e intenso, com corpo se apresentando denso, carbonatação baixa e teor de álcool que pode chegar a 12% ABV. É um estilo cujos exemplares se prestam à guarda, a exemplo de bons vinhos. As cervejas inglesas no estilo possuem uma base de maltes mais rica, amargor terroso e um perfil mais equilibrado do que as congêneres americanas que destacam bastante o lúpulo cítrico.

O diferencial desta English Barleywine é que se constitui em cerveja-base e ao levar malte defumando na receita pode ser classificada no estilo Smoke-Flavored (cerveja defumada), sub-estilo other smoked beer (por meio de fumaça de turfa, amieiro ou carvalho). O outro sub-estilo - Rauchbier - é uma Marzen defumada com madeira de faia, eis portanto, a diferença entre ambos. A ideia dessa composição é conferir um caráter defumando (aroma e sabor) às percepções sensoriais inerentes ao estilo da cerveja-base (barleywine) de modo que coexistam em equilíbrio e permitem identificar caráter de malte, lúpulos e defumado.

É produzida pela Cervejaria Dinamarquesa Nogne Ø, cujo termo significa "naked island" (ilha nua), uma expressão poética usada por Henrik Ibsen na obra 'Terje Vigen' de 1862 para descrever qualquer uma das inúmeras ilhas estéreis que são visíveis no mar ao largo da costa sul da Noruega. O nome foi escolhido em 2002 por Gunnar Wiig e Kjetil Jikiun, dois cervejeiros caseiros que decidiram fundar uma cervejaria na cidade de Grimstad. No vasto portfólio merecem destaque a os rótulos Nøgne Ø #100 (Barleywine), Nøgne Ø #500 (IPA), as linhas Dark e Red Horizon (RIS), a Brown Ale, a God Jul (American Strong Ale) etc.

Validade: 12.01.2022 (bom potencial de guarda). A garrafa é de 500 ml, cor marrom clássico. Tampa preta com o símbolo 'Ø'. O rótulo estampa o rosto de um esquimó de capuz com um par de óculos de proteção contra o sol (e seu reflexo na brancura da neve). No verso do rótulo encontra-se menção aos ingredientes (entre os quais malte de cevada, centeio e trigo), graus Plato (26ºP), validade, graduação alcoólica (11%), IBU (50) e a assinatura do mestre-cervejeiro Kjetil Jikiun. Além disso consta no rótulo a expressão:
- 'While most people think differently, Norwegians are convinced that the sun turns and actually changes direction on every December 21st. We at Nogne want to pay tribute to this rather stubborn idea by making a sunturnbrew. It is brewed at the same time as the sun changes direction. This brew is for the changing direction of the sun, the change of mind and the change of perception. Don't fight it. Turn whit it!'
Traduzindo:
- 'Enquanto a maioria das pessoas pensam de forma diferente, os noruegueses estão convencidos de que o sol gira e realmente muda de direção a cada 21 de dezembro. Nós, da Nogne queremos prestar homenagem a esta firme ideia fazendo uma sunturnbrew. Ela é preparado ao mesmo tempo que o sol muda de direção. Esta cerveja é para a mudança de direção do sol, a mudança de mentalidade e a mudança de percepção. Não lute contra isso. Conecte-se com isso!'

Vertida na taça revelou um líquido de coloração marrom escuro, medianamente turvo, espuma marfim de bela formação e consistência, densa, com bolhas grandes e destacada manutenção. Rendas se formaram e ao girar a taça as paredes laterais do vidro ficam tomadas pelo líquido viscoso mais ou menos como bolinhas de sagu escorrendo - as tais 'lágrimas'. Perlage (bolhas) praticamente imperceptível.

O aroma desta cerveja é um deleite só! Aromático, complexo e de caráter adocicado nele pode-se perceber muito defumado e substanciosas notas maltadas com nuances de caramelo, baunilha e chocolate, além de frutas secas (ameixas e uva passas), pão integral, fumo, madeira e lúpulos cítricos que lembram grapefruit, bem como sensação herbal. O álcool é bem saliente, mas agradável.

No paladar o líquido se apresenta oleoso e reitera a complexidade exposta ao olfato, amplificando-a. De caráter inicialmente adocicado percebe-se na cerveja belas notas de malte caramelo, torrefação, pão integral, muito defumado (lembra bacon), frutas escuras, fumo, baunilha, madeira e amargor cítrico. O final se mostra agridoce e longo. O retrogosto é defumado e alcoólico. O álcool de 11,0% ABV é potente e confere um agradável aquecimento na garganta, mas é bem inserido e ajuda a lavar a boca. O corpo é médio-alto e a carbonatação é baixa. A palatabilidade (drinkability) é muito boa e apesar da 'boca cheia' a cerveja foi fácil de beber.

Degustação prazerosa, proporcionada por um conjunto complexo, equilibrado e encorpado que combinou muito bem com o defumado.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
16/Março/2014
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
http://www.saveur-biere.com/
Preço
€ 8,50
Nogne loja.jpg
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se