Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

2.6 20
Rússia
Ricardo Bertolini
Ricardo Bertolini
23 de Fevereiro de 2011 5197
Avaliação Geral
 
2.1
Aroma
 
5/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
8/20
Sensação
 
2/5
Conjunto
 
3/10
Essa Baltika Extra possui um aspecto Lager bastante leve. É uma cerveja clara, com fraca coloração dourada, quase perolada. Possui alguma pouca turbidez e média efervescência. Acabou por formar uma espessa camada de creme branco fofo, que foi assentando rapidamente. Praticamente não deixa lacing nas laterais.

Aroma que desprende com facilidade, exalando sensações florais, adocicadas/maltadas e sensível álcool, que confere um aspecto vinoso/licoroso ao buquê. Traz notas de pão, mel, biscoito, toffee, cereais (milho e/ou arroz, mas que na verdade deve ser algum açúcar aditivo, como maltose ou dextrose), frutado seco, romã, certa picância (mais do álcool do que do lúpulo). É uma complexidade até que interessante, mas que fica tudo mais ou menos ofuscado pelo álcool. Possui ainda algum DMS. Buquê confuso e pouco harmonioso.

No paladar, ela inicia com um saboroso e licoroso adocicado de malte/cereais, biscoito e pão branco. Lembra vagamente a suavidade de um vinho branco. Amargor floral/aromático permanece em segundo plano, sendo bastante sutil. O final do gole é denso e fortemente alcoólico (acetona) e picante, muito destoante. O retrogosto é seco, azedo/adstringente, trazendo um amargor resinado, picância e um teimoso álcool residual. O corpo é bastante leve, mas com alguma sedosidade. A carbonatação é média/alta, com crocância que atrapalha um pouco a percepção do álcool. Já em relação a este último, o álcool, se torna até desnecessário dizer que está muito mal inserido e prejudica o conjunto, tornando a cerveja difícil de se tomar inteira. A drinkability fica, portanto, extremamente prejudicada. O que é uma pena pois a doçura inicial era bastante interessante. No mais, é um rótulo bastante enjoativo.

Esta é uma Euro Strong Pale Lager notavelmente potente em álcool, mas de forma pouco balanceada. Até traz uma gostosa doçura maltada, mas perceptível por curto tempo. Já provei bons rótulos da Baltika, mas essa #9 Extra me desagradou enormemente. Parece uma mistura de cerveja com vodca. Não consigo imaginar algo que harmonize com ela. E tampouco posso recomendar que seja degustada sozinha. Na dúvida, evite!

Detalhes

Degustada em
19/Setembro/2011
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
EAP
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se