As cervejarias Selva Brasil e Continente lançaram, nesta semana, a sua primeira cerveja colaborativa. Trata-se de uma edição limitada, onde foram produzidas 350 garrafas, em homenagem à África. Como nenhuma das cervejarias possuía cervejas escuras no portfólio, o desafio se apresentou e foi imediatamente abraçado por ambas.

A cerveja África foi inspirada no estilo Foreign Extra Stout, e por isso leva maltes torrados na sua formulação. Tem coloração negra, é totalmente opaca e de espuma bege escura. Seu teor alcoólico é de 7% vol. e o amargor é de 40 IBUs. O aroma remete a cacau e café, com notas de suaves vinho tinto.  <p">O destaque da criação é a adição de sorgo, um grão tradicionalmente utilizado na fabricação de cervejas africanas, além da alimentação humana e animal. O sorgo, não tão popular no Brasil, é um grão de grande relevância no mundo, em especial no continente africano, de onde é originário. Isso porque o sorgo é extremamente resistente a condições extremas, crescendo inclusive em climas secos e quentes. Na produção de cervejas, ele é utilizado tanto fresco quanto seco e também maltado. Enquanto as cervejas do oeste africano feitas com sorgo são geralmente claras, as sul africanas mais comumente encontradas são opacas.[1]

O rótulo da África foi desenhado pelo tatuador Edward Khan, proprietário do VIP Tattoo, de São Leopoldo (RS).

[1] http://www.feedipedia.org/node/752

 

SOBRE A CERVEJA E AS CERVEJARIAS

Sobre a Cervejaria Selva Brasil

A Selva foi fundada em 2012, pelos administradores Manoela Braghini e Eduardo de Franceschi. Como boa parte das microcervejarias, começou como um hobby e se tornou uma paixão tão grande que logo se transformou em negócio. Hoje, a Selva tem a sua fábrica instalada na cidade de Cachoeira do Sul (RS), a 200km de Porto Alegre. São quatro cervejas no portfólio atual: a Selva Belgian Ale, a Selva Weiss Tropical, a Selva Pale Ale e a Selva Red Ale, além de cervejas de edição limitadas. Para saber mais sobre a Selva, acesse:

www.cervejariaselva.com.br

www.facebook.com/CervejariaSelva

ou contate: [email protected]

 

Sobre a Cervejaria Continente:

A Cervejaria Continente foi concebida no ano de 2011, pelos sócios Leonardo Manoel Paredes e Leonardo Mattioni Schardong. Como não poderia deixar de ser, a paixão pela cerveja foi o que deu origem ao projeto. O que os sócios buscam com a Continente é celebrar o protagonismo da cerveja nas suas vidas, infundindo na bebida um caráter local, íntimo, simples. As cervejas da Continente falam português. A meta da cervejaria é sempre propor um tempero regional, brasileiro. A Continente enxerga a cerveja como um alimento, e como tal, um elemento gastronômico poderoso. Sua referência é a escola belga, por isso os primeiros lançamentos serão a Especial, inspirada no estilo Belgian Pale Ale, e a Teiniaguá, inspirada no estilo Strong Golden Ale. Cervejaria em fase final de instalação, em Porto Alegre (RS).

 

Para saber mais sobre a Continente, acesse:

www.facebook.com/CervejariaContinente

ou contate:  [email protected]

 

 

Sobre a África

 A África é uma cerveja colaborativa de edição limitada, produzida pelas cervejarias Selva e Continente, ambas gaúchas. É inspirada no estilo Foreign Extra Stout, e leva cinco tipos de malte, cevada não maltada torrada, açúcar demerara e sorgo.

Totalmente opaca e de coloração negra, é uma cerveja de carbonatação moderada e persistente espuma bege escura. No aroma, quem dá as cartas é o malte, trazendo impressões de chocolate amargo, cacau e café, além da leve presença do álcool, que se traduz em notas que remetem a vinho tinto. O amargor dos lúpulos e da tosta encerram o gole com notável persistência, trazendo o equilíbrio necessário ao dulçor de tanto malte. 

 

Informações África:

Graduação alcoólica: 7% vol.

IBU: 40

EBC: 77

Harmonização: Harmoniza com carnes assadas, sobremesas e charutos.

Temperatura Ideal de Consumo: de 8 a 12ºC