Material privilegia as cores das bandeiras do Brasil e da Argentina.

b2ap3_thumbnail_Unidos-pela-Cerveja---garrafa.baixa.jpg

Quando o assunto envolve Brasil e Argentina, a primeira coisa que nos vem à memória são os inúmeros clássicos de futebol realizados entre as duas seleções. Ancoradas nesta histórica rivalidade, as cervejarias Bierland e Antares resolveram colocar as diferenças no futebol para escanteio e unir forças no projeto Unidos pela Cerveja. Inspirada no estilo American Pale Ale (APA), a cerveja já tem seu rótulo definido no Brasil.

Depois de um cuidadoso estudo visual, optou-se pela preservação das características do projeto, privilegiando as cores das bandeiras dos dois países, além dos ingredientes e as marcas de cada cervejaria. “O nosso objetivo é reforçar a mensagem de irmandade entre os povos, a importância da coletividade, e contribuir para o desenvolvimento da cultura da cerveja artesanal em nosso continente”, avalia o sommelier de cervejas da Bierland, Rubens Deeke.

O conceito fundamental do rótulo, desenvolvido pela Ferver Comunicação, é a colaboração entre as duas cervejarias para criar uma cerveja única e especial, contendo ingredientes que representam a união, sendo do lado argentino o lúpulo cultivado na Patagônia e do brasileiro o guaraná da Amazônia. Apesar da fórmula da cerveja ser única, visualmente o rótulo não seguirá o mesmo modelo na Argentina, respeitando as particularidades da embalagem de cada cervejaria.  

A cerveja será lançada oficialmente no Dia da Cerveja Brasileira, comemorado no dia 05 de junho, através dos parceiros e distribuidores da Bierland espalhados em todo país. No Brasil, a maior parte da comercialização será feita em garrafa, enquanto na Argentina, a Antares dará preferência à venda em barris nos bares da marca, presentes nas principais regiões do país.


O projeto

Concebido em 2013, o projeto Unidos pela Cerveja teve como escopo reunir a paixão pelo futebol e cerveja, brincando com esta histórica rivalidade entre Brasil e Argentina.  As cervejarias Bierland e Antares querem, por meio de seu projeto inovador, mostrar ao mundo que a rivalidade existe, mas apenas dentro de campo. “Fora dos gramados, somos bons amigos e podemos, porque não, trabalhar em equipe em prol de um mesmo objetivo”, afirma um dos sócios da Bierland, Eduardo Krueger.

A produção da cerveja aconteceu em dois momentos, totalizando 12 mil litros. Primeiro uma experiência em terras argentinas, na fábrica da Antares, no mês de fevereiro. A brassagem no lado brasileiro ocorreu em março, na Cervejaria Bierland, com a presença do mestre cervejeiro da Antares, Leonardo Ferrari, que revelou estar feliz com a parceria e com tudo o que ela vem proporcionando. “O que o futebol separa por conta da rivalidade, a cerveja tende a unir”, afirma.