Cadastre-se

Falando de cerveja - Brejas

A comunidade do Brejas falando abertamente sobre cerveja

A melhor cerveja do mundo.

A melhor cerveja do mundo.

Qual é a melhor cerveja do mundo? Realmente existe a melhor cerveja do mundo?


Hoje, no mundo cervejeiro, quando se trata do assunto, alguns nomes aparecem. Um deles é a da lendária cerveja Westvleteren 12, além da Westvleteren, uma outra trapista, mais fácil de encontrar em lojas também surge, é a Rochefort 10. 


Ambas carregam um selo em comum. O Aauthentic Trappist Product. Esse selo é dado para produtos feitos de acordo com certos critérios. É um selo que vale para queijos, cervejas e outros. Para uma cervejaria colocar o selo em suas cervejas, os critérios são:


.A cerveja deve ser produzida dentro de um monastério trapista. A produção deve ser realizada por monges ou ter a supervisão dos mesmos.

.A produção de cerveja deve ser de importância secundária para o monastério e deve servir como exemplo para as práticas e o estilo de vida dos monges.

.A produção também não deve visar o lucro. Todo o dinheiro gerado deve servir para manter as instalações e pagar os gastos. O excedente vai para a caridade.

.As cervejarias trapistas são constantemente monitoradas para averiguação da qualidade das cervejas.

Depois de tanto trabalho, é interessante ver o reconhecimento dessas maravilhosas cervejas.


Circulando um pouco mais, e saindo das trapistas, vemos rótulos americanos, belgas etc.


São muitas as melhores cervejas do mundo. O WBA (World Beer Awards) por exemplo, entrega medalhas de ouro, prata e bronze para diversas cervejarias ao redor do mundo. As cervejas são avaliadas em estilos definidos e temos os premiados em cada estilo.


Mas então? Existe a melhor cerveja do mundo em definitivo? Dentre todas as outras, não importando o estilo? O WBA não entra nesse mérito. As cervejas são separadas e em suas categorias e julgadas. 
Mas quais são as cervejarias participantes do WBA?

Enquanto vemos algumas cervejarias consagradas no mercado ganhando prêmios, vemos outras nem tanto ganhando também.
Fica sempre aquela pulga na orelha, "eu nunca vi uma trapista concorrendo, ou ao menos ganhando, eu nunca vi aquela clássica maravilhosa, afinal, eles não precisam de uma medalha né?"
Quando olhamos para um ranking, como o da Rate Beer, vemos alta presença de americanas. Talvez um pouco de nacionalismo por parte dos norte-americanos?

 

Como encontrar a melhor cerveja do mundo?


A verdade é que os nossos gostos distintos vão definir a melhor cerveja do mundo e ao mesmo tempo, com tantas cervejarias ao redor do mundo, nunca vamos saber se aquela favorita, ainda vai ser a favorita depois de alguma outra.


Que complicado. Eu acredito que o ponto dessa discussão é só dar uma esquentada no assunto. Lembrar que o pensamento crítico é importante em tudo. Que os rankings ou medalhas sirvam para incentivar o consumo de uma cerveja. Mas sempre tendo a mente livre para o que vai surgir...


Conversando com um produtor de vinho, que conheci no ônibus a caminho do café da Westvleteren, o In de Vrede, trocamos ideias sobre as cervejas belgas e as cervejeiras americanas. Ele fazia questão de dizer que os americanos não conseguiam bater os belgas em cervejas do estilo belga. Uma surpresa, já que mesmo antes de experimentar, já considerava cervejarias como a Lost Abbey e a cerveja The Tree Philosophers ícones. Como já considerar algo sem ter experimentado? Eu acordei naquele momento para isso, quantos conceitos estabelecidos por outros, sem nada de minha própria experiência. 


Não posso dizer que sou grande conhecedor das cervejarias americanas, mas sempre fico com um pé atrás quando experimento umas deles. Uma das "melhores cervejas" do mundo por exemplo, de acordo com os sites de ranking é a Three Floyds Dark Lord. Interessante que nesse teste cego americano, a decepção é explicita! 


http://www.youtube.com/watch?v=zznVhHDEeYA&feature=c4-overview&list=UUH4BTr-PTFYT_xpQq30UNXQ


Existe algum tipo de influência do que os outros falam e o que realmente percebemos no nosso paladar? 


É importante uma mente aberta ao experimentar e na procura da sua melhor cerveja. Por acaso, tomando a Westvleteren 12, tive uma sensação indescritível no primeiro gole, foi incrível. É sim uma cerveja maravilhosa, mas eu ainda acredito que encontrarei outras. O conhecido no ônibus por acaso, gostou mais da Blond do que da 12, e levou umas caixas para viagem. A experiência vivida, foi maravilhosa.


Saúde!

http://armazemdebebidas.blogspot.com.br/

As 10 Melhores Cervejas Importadas e Nacionais que...
As Melhores Brasileiras de 2013 por Flavio Izar

Related Posts

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se